BLOGOSFERA EM 2006 (X)

1 Dezembro, 2006 at 12:55 pm Deixe um comentário

Integrado no programa das “Comemorações do Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor“, realiza-se a 21 de Abril uma mesa redonda com a designação “Webblogs: o autor/editor”, moderado por Isabel Goulão (Miss Pearls), com a participação de: Francisco José Viegas (A Origem das Espécies), Catarina Campos (100nada), João Villalobos (Prazeres Minúsculos), Rui Branco (Adufe) e Ana Cláudia Vicente (Quatro Caminhos).

Estiveram em debate temas como:
– A dicotomia autor/editor e a questão da validação dos conteúdos;
– Novos caminhos da informação e de debate;
– O uso integrado das tecnologias ao serviço da criatividade;
– O uso de blogues na educação e no desenvolvimento do gosto pela escrita.

O dia 25 de Abril marca o fim de “O Vilacondense”.

No dia seguinte, após um interregno de mais de 2 anos, dava-se o regresso (por pouco tempo… apenas até 1 de Agosto) de um dos melhores blogues da fase de grande “explosão” da blogosfera, em 2003, nomeadamente para promover o livro lançado pouco tempo depois, com uma selecção de textos do “Desejo Casar“:

Como é que se reabre um blogue? Indo directamente ao assunto. Informando que, quase três anos depois do fecho do estabelecimento, voltamos a desejar casar. Pelo menos por uns meses. Assumindo que, para além de querermos saber uns dos outros, trazemos um objectivo interesseiro no enxoval da noiva – o lançamento de um livrinho que reúne algumas das coisas que aqui fomos publicando (o Luís, responsável pela selecção da tralha, dirá quando e onde). Fazendo notar que, se virmos bem, o mundo não mudou assim tanto desde que fechámos a loja: continua a haver solidão, parquímetros e o Mário Crespo. Como é que se reabre um blogue? Voltando a dar-lhe corda. Enchendo o depósito. Chamando o resto da turma. Arrumando a pistola no saco. Perdendo a vergonha na cara.”

A 27 de Abril, era apresentado novo blogue do Público, da autoria de José Milhazes, correspondente na Rússia.

No mesmo dia dava-se o lançamento em livro do “Jaquinzinhos”, de João Caetano Dias, reunindo uma selecção dos melhores textos publicados no blogue “sulista, sportinguista e liberal”

O final do mês de Abril coincide com o termo do Bombyx-Mori.

Entry filed under: "Blogosfera" em 2006.

CASA FERNANDO PESSOA – 13 ANOS SPORTING – BENFICA – 0-2

Deixe um comentário

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques


Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade
União de Tomar - Recolha de dados históricosSporting de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Dezembro 2006
S T Q Q S S D
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.