Archive for 1 Dezembro, 2006
SPORTING – BENFICA – 0-2
Num fraco espectáculo de futebol, o Benfica obteve hoje uma clara vitória no Estádio José Alvalade, no jogo que marca a 2000ª jornada da história dos Campeonatos Nacionais de Futebol.
Entrando em campo – de forma algo surpreendente – com mais tranquilidade, o Benfica assumiu a iniciativa: ainda antes dos dois minutos, obrigando Ricardo a excelente intervenção para evitar o golo… que chegaria na conversão do consequente canto, com Ricardo Rocha a cabecear sem hipóteses para o guarda-redes adversário, numa fulgurante antecipação à defesa sportinguista.
Não parecendo nunca dispor de soluções para impor o seu futebol, o Sporting veria o Benfica, sempre sereno, “arrumar a questão” cerca da meia hora de jogo, com Simão Sabrosa a concluir de forma excelente um rápido contra-ataque.
Ainda antes do intervalo, o Benfica poderia ter dado ao resultado uma expressão que seria porventura exagerada, com um poderoso remate a embater com estrondo na trave da baliza do Sporting e, a findar o primeiro tempo, na sequência de um livre, obrigando Ricardo a nova difícil defesa.
Na segunda parte, praticamente “não houve jogo”; a partida caiu numa fase de monotonia, com o Sporting sem encontrar antídoto para contrariar o sistema defensivo do Benfica, que, por seu lado, “descansado” sobre a vantagem obtida, confiante que a vitória não lhe escaparia, também não repetiria as iniciativas da primeira parte.
Vitória incontestável do Benfica, que assim reduz o atraso na tabela classificativa face ao seu adversário de hoje.
Em termos estatísticos, nos 145 jogos já disputados entre Benfica e Sporting (a contar para o Campeonato Nacional, nas suas 73 edições), o Benfica somou a 67ª vitória (28ª no terreno do adversário), contra apenas 44 triunfos do Sporting, tendo sido registados 34 empates, com uma vantagem benfiquista de 258-212 a nível de golos marcados e sofridos.
Na globalidade, em 2 000 jogos disputados, o Sporting obteve 1 243 vitórias, 411 empates e 346 derrotas, com 4549-1949 em golos.
O Benfica, que realizou hoje o seu 1999º jogo na história dos Campeonatos Nacionais de Futebol (tem em atraso o jogo da 1ª jornada, com o Belenenses…), averbou já 1 351 vitórias, 379 empates, tendo consentido 269 derrotas, com 4 911-1826 em golos.
Por seu lado, o FC Porto, também com 1999 jogos (disputará amanhã o 2000º, com o Boavista), conta com 1 296 vitórias, 370 empates e 333 derrotas, com 4451-1883 em golos.
BLOGOSFERA EM 2006 (X)
Integrado no programa das “Comemorações do Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor“, realiza-se a 21 de Abril uma mesa redonda com a designação “Webblogs: o autor/editor”, moderado por Isabel Goulão (Miss Pearls), com a participação de: Francisco José Viegas (A Origem das Espécies), Catarina Campos (100nada), João Villalobos (Prazeres Minúsculos), Rui Branco (Adufe) e Ana Cláudia Vicente (Quatro Caminhos).
Estiveram em debate temas como:
– A dicotomia autor/editor e a questão da validação dos conteúdos;
– Novos caminhos da informação e de debate;
– O uso integrado das tecnologias ao serviço da criatividade;
– O uso de blogues na educação e no desenvolvimento do gosto pela escrita.
O dia 25 de Abril marca o fim de “O Vilacondense”.
No dia seguinte, após um interregno de mais de 2 anos, dava-se o regresso (por pouco tempo… apenas até 1 de Agosto) de um dos melhores blogues da fase de grande “explosão” da blogosfera, em 2003, nomeadamente para promover o livro lançado pouco tempo depois, com uma selecção de textos do “Desejo Casar“:
Como é que se reabre um blogue? Indo directamente ao assunto. Informando que, quase três anos depois do fecho do estabelecimento, voltamos a desejar casar. Pelo menos por uns meses. Assumindo que, para além de querermos saber uns dos outros, trazemos um objectivo interesseiro no enxoval da noiva – o lançamento de um livrinho que reúne algumas das coisas que aqui fomos publicando (o Luís, responsável pela selecção da tralha, dirá quando e onde). Fazendo notar que, se virmos bem, o mundo não mudou assim tanto desde que fechámos a loja: continua a haver solidão, parquímetros e o Mário Crespo. Como é que se reabre um blogue? Voltando a dar-lhe corda. Enchendo o depósito. Chamando o resto da turma. Arrumando a pistola no saco. Perdendo a vergonha na cara.”
A 27 de Abril, era apresentado novo blogue do Público, da autoria de José Milhazes, correspondente na Rússia.
No mesmo dia dava-se o lançamento em livro do “Jaquinzinhos”, de João Caetano Dias, reunindo uma selecção dos melhores textos publicados no blogue “sulista, sportinguista e liberal”
O final do mês de Abril coincide com o termo do Bombyx-Mori.



