Archive for 1 Dezembro, 2006

SPORTING – BENFICA – 0-2

Num fraco espectáculo de futebol, o Benfica obteve hoje uma clara vitória no Estádio José Alvalade, no jogo que marca a 2000ª jornada da história dos Campeonatos Nacionais de Futebol.

Entrando em campo – de forma algo surpreendente – com mais tranquilidade, o Benfica assumiu a iniciativa: ainda antes dos dois minutos, obrigando Ricardo a excelente intervenção para evitar o golo… que chegaria na conversão do consequente canto, com Ricardo Rocha a cabecear sem hipóteses para o guarda-redes adversário, numa fulgurante antecipação à defesa sportinguista.

Não parecendo nunca dispor de soluções para impor o seu futebol, o Sporting veria o Benfica, sempre sereno, “arrumar a questão” cerca da meia hora de jogo, com Simão Sabrosa a concluir de forma excelente um rápido contra-ataque.

Ainda antes do intervalo, o Benfica poderia ter dado ao resultado uma expressão que seria porventura exagerada, com um poderoso remate a embater com estrondo na trave da baliza do Sporting e, a findar o primeiro tempo, na sequência de um livre, obrigando Ricardo a nova difícil defesa.

Na segunda parte, praticamente “não houve jogo”; a partida caiu numa fase de monotonia, com o Sporting sem encontrar antídoto para contrariar o sistema defensivo do Benfica, que, por seu lado, “descansado” sobre a vantagem obtida, confiante que a vitória não lhe escaparia, também não repetiria as iniciativas da primeira parte.

 Vitória incontestável do Benfica, que assim reduz o atraso na tabela classificativa face ao seu adversário de hoje.

Em termos estatísticos, nos 145 jogos já disputados entre Benfica e Sporting (a contar para o Campeonato Nacional, nas suas 73 edições), o Benfica somou a 67ª vitória (28ª no terreno do adversário), contra apenas 44 triunfos do Sporting, tendo sido registados 34 empates, com uma vantagem benfiquista de 258-212 a nível de golos marcados e sofridos.

Na globalidade, em 2 000 jogos disputados, o Sporting obteve 1 243 vitórias, 411 empates e 346 derrotas, com 4549-1949 em golos.

O Benfica, que realizou hoje o seu 1999º jogo na história dos Campeonatos Nacionais de Futebol (tem em atraso o jogo da 1ª jornada, com o Belenenses…), averbou já 1 351 vitórias, 379 empates, tendo consentido 269 derrotas, com 4 911-1826 em golos.

Por seu lado, o FC Porto, também com 1999 jogos (disputará amanhã o 2000º, com o Boavista), conta com 1 296 vitórias, 370 empates e 333 derrotas, com 4451-1883 em golos.

1 Dezembro, 2006 at 10:34 pm Deixe um comentário

BLOGOSFERA EM 2006 (X)

Integrado no programa das “Comemorações do Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor“, realiza-se a 21 de Abril uma mesa redonda com a designação “Webblogs: o autor/editor”, moderado por Isabel Goulão (Miss Pearls), com a participação de: Francisco José Viegas (A Origem das Espécies), Catarina Campos (100nada), João Villalobos (Prazeres Minúsculos), Rui Branco (Adufe) e Ana Cláudia Vicente (Quatro Caminhos).

Estiveram em debate temas como:
– A dicotomia autor/editor e a questão da validação dos conteúdos;
– Novos caminhos da informação e de debate;
– O uso integrado das tecnologias ao serviço da criatividade;
– O uso de blogues na educação e no desenvolvimento do gosto pela escrita.

O dia 25 de Abril marca o fim de “O Vilacondense”.

No dia seguinte, após um interregno de mais de 2 anos, dava-se o regresso (por pouco tempo… apenas até 1 de Agosto) de um dos melhores blogues da fase de grande “explosão” da blogosfera, em 2003, nomeadamente para promover o livro lançado pouco tempo depois, com uma selecção de textos do “Desejo Casar“:

Como é que se reabre um blogue? Indo directamente ao assunto. Informando que, quase três anos depois do fecho do estabelecimento, voltamos a desejar casar. Pelo menos por uns meses. Assumindo que, para além de querermos saber uns dos outros, trazemos um objectivo interesseiro no enxoval da noiva – o lançamento de um livrinho que reúne algumas das coisas que aqui fomos publicando (o Luís, responsável pela selecção da tralha, dirá quando e onde). Fazendo notar que, se virmos bem, o mundo não mudou assim tanto desde que fechámos a loja: continua a haver solidão, parquímetros e o Mário Crespo. Como é que se reabre um blogue? Voltando a dar-lhe corda. Enchendo o depósito. Chamando o resto da turma. Arrumando a pistola no saco. Perdendo a vergonha na cara.”

A 27 de Abril, era apresentado novo blogue do Público, da autoria de José Milhazes, correspondente na Rússia.

No mesmo dia dava-se o lançamento em livro do “Jaquinzinhos”, de João Caetano Dias, reunindo uma selecção dos melhores textos publicados no blogue “sulista, sportinguista e liberal”

O final do mês de Abril coincide com o termo do Bombyx-Mori.

1 Dezembro, 2006 at 12:55 pm Deixe um comentário


Autor – Contacto

Destaques


Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade
União de Tomar - Recolha de dados históricosSporting de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Dezembro 2006
S T Q Q S S D
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.