CENTENÁRIOS (IV) – THOMAZ JOSÉ DE MELLO

4 Agosto, 2006 at 8:46 am Deixe um comentário

Thomaz José de Mello (Tom), pintor, desenhador, decorador e artista gráfico, nasceu, circunstancialmente, no Brasil (Rio de Janeiro), em Agosto de 1906.

Residiria grande parte da sua vida em Portugal – desde os anos 20 do século passado –, com grande participação na pintura portuguesa, integrante da sua ala modernista.

Até à década de 30, foram várias as publicações portuguesas que incluíram caricaturas assinadas por Tom, de que se destacam “A Voz” (ainda na década anterior) e “O Papagaio”.

Em 1932, conjuntamente com António Pedro, fundou a primeira galeria de arte moderna em Lisboa, a UP.

Na sua longa carreira, apresentou mais de 50 exposições individuais, tendo realizado mais de 40 tapeçarias.

Como decorador, participou da montagem de pavilhões portugueses em exposições internacionais, integrando o grupo de pintores-decoradores do SNI (Secretariado Nacional de Informação, Cultura Popular e Turismo) – sucessor, desde 1944, do SPN (Secretariado de Propaganda Nacional), criado em 1933 (duas criações atribuidas a António Ferro).

Distinguido e premiado (em particular, com o Prémio Francisco d’Holanda em 1945, e com o prémio de Melhor Artista Estrangeiro no Salão de Lisboa em 1947), Tom é uma referência na arte pictórica em Portugal.

Desaparecido em 1990, viria a dar nome ao prémio da Bienal de Artes Plásticas da Nazaré.

Entry filed under: Cultura, Artes e Letras.

"MITOS CLIMÁTICOS" 150 ANOS DO COMBOIO EM PORTUGAL

Deixe um comentário

Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques


Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade
União de Tomar - Recolha de dados históricosSporting de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Agosto 2006
S T Q Q S S D
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.