Archive for 2 Agosto, 2006
BLOGSVERTISE
Blogsvertise é uma forma simples de gerar receita a partir dos blogues. Para tal, bastará mencionar – fazendo referência (“link”) – ou escrever sobre produtos / serviços disponíveis em “websites” dos anunciantes.
Como funciona o Blogsvertise? São atribuídas “tarefas” aos membros registados, com indicação dos “websites” a ser objecto de análise, apreciação, comentário, simples menção… ou até, crítica… conforme seja determinado pelo editor do blogue. Em cada texto, será apenas condição necessária referenciar por três vezes a página em causa.
Em contrapartida, após aprovação do texto, o editor do blogue receberá automaticamente da Blogsvertise um pagamento por “tarefa” / “post”.
CENTENÁRIOS (II) – RÓMULO DE CARVALHO
Rómulo Vasco da Gama de Carvalho, um dos mais brilhantes criadores portugueses do século XX, nasceu em Lisboa em 24 de Novembro de 1906, obtendo a licenciatura em Ciências Físico-Químicas pela Universidade do Porto em 1931, para, no ano seguinte, se formar em Ciências Pedagógicas na Faculdade de Letras da mesma Universidade.
Foi professor (nos Liceus Camões e Pedro Nunes, em Lisboa, e D. João III, em Coimbra), pedagogo, cientista e historiador da ciência e da educação (publicou em 1986 a “História do Ensino Em Portugal”), tendo sido autor de diversos livros de divulgação científica (de que foram exemplo a “História do Telefone”, “História da Fotografia”, “História dos Balões”, “História da Electricidade Estática” e “História do Átomo, entre outras), para além de manuais escolares (entre 1953 e 1975), nomeadamente na área da Física, da Química, e das Ciências da Natureza.
Para além de homem da ciência, seria também um grande poeta, sob o pseudónimo de António Gedeão, tendo publicado o seu primeiro livro de poesia, “Movimento Perpétuo”, em 1956 (já com 50 anos), sendo autor de poemas como “A Pedra Filosofal” (um “hino ao sonho”, transformado numa incontornável referência do nosso imaginário colectivo, musicado e cantado por Manuel Freire) ou “Lágrima de Preta”. Para além da poesia, escreveria também para teatro e, posteriormente, dedicar-se-ia ainda ao ensaio e à ficção.
Em 1964, para comemorar o 4º Centenário do nascimento de Galileo Galilei, escreveu o “Poema para Galileo”, que foi traduzido para língua italiana e publicado pelo pelo Istituto Italiano di Cultura.
Em 1974, concluindo 40 anos de actividade docente, aposentou-se da Função Pública.
Em 1983 tornou-se Sócio da Academia das Ciências de Lisboa.
A 10 de junho de 1987 foi nomeado, pelo Presidente da República, Grande Oficial da Instrução Pública. A 17 de Dezembro de 1996, o Presidente da República atribuiu-lhe a Grã-Cruz da Ordem de Mérito de Santiago da Espada.
Em 1992, a Escola Secundária da Cova da Piedade adoptou como patrono o nome de António Gedeão.
Rómulo de Carvalho deixar-nos-ia em 19 de Fevereiro de 1997, com 90 anos; a sua obra perdurará.
“Pedra Filosofal”
(mais…)



