CANDIDATURA GALEGO-PORTUGUESA DO PATRIMÓNIO IMATERIAL
22 Novembro, 2005 at 8:20 am Deixe um comentário
É já no próximo dia 25 de Novembro que será conhecido o resultado final de um trajecto de mais de 4 anos; nesse dia, a UNESCO anunciará a resolução sobre a aceitação e distinção da candidatura “As tradições orais galego-portuguesas” a Património Imaterial da Humanidade.
“A candidatura multinacional que é proposta – “As tradições orais galego-portuguesas” -, reporta-se a uma marca distintiva das expressões culturais das regiões do Norte de Portugal e da Galiza (Espanha), que as caracteriza como uma unidade de práticas sociais e simbólicas, de que a tradição oral é uma manifestação original. Propõe-se esta tradição oral como Masterpiece of Oral and Intangible Heritage of Humanity e alia-a às manifestações materiais e simbólicas no Noroeste Peninsular porque nela encontram sentido e têm origem as comunidades humanas aqui residentes e que têm consciência da importância deste mundo da oralidade na construção da sua identidade cultural.
A excepcionalidade desta candidatura reside no facto de ela ser testemunho de um passado e de um presente que ultrapassa as barreiras políticas, através do sentimento de pertença a uma cultura comum posta em causa por alguns ditames da história e pelas transformações da sociedade contemporânea e de que a experiência de novos contactos reavivou e exigiu a salvaguarda. Independentemente de alguns componentes da cultura tradicional estarem presentes também noutras terras da Península e da Europa, o facto a destacar é que neste espaço geo-cultural esses componentes ganham um singular significado.”
Entry filed under: Sociedade.




Subscribe to the comments via RSS Feed