MUNDIAL 2006 (XLII) – 1966

21 Novembro, 2005 at 6:04 pm 1 comentário

A Fase Final do Campeonato do Mundo de 1966 começaria por ser marcada pelo episódio do furto da Taça Jules Rimet, em exposição em Londres. Seria encontrada dias depois num jardim nos arredores da cidade…

O Brasil procurava o tri-campeonato (depois das vitórias nas duas edições precedentes, em 1958 e 1962)… mas a sua caminhada triunfal seria interrompida por Portugal, na sua estreia nos Mundiais!

Pelé, lesionado no jogo contra Portugal, cederia o palco a outras grandes estrelas: Bobby Moore, Bobby Charlton e, especialmente, Eusébio, coroado como o rei dos marcadores, com 9 golos em 6 jogos.

A maior surpresa da prova seria a Coreia do Norte, eliminando a histórica selecção de Itália. Tal como o Brasil e a Itália, também a França (eliminada pela Inglaterra e Uruguai) e a Espanha (suplantada pela RFA e Argentina) se quedariam pela primeira fase da competição.

Nos ¼ final, num jogo “épico”, à passagem da meia hora, a Coreia do Norte vencia Portugal por 3-0; na mais sensacional reviravolta da história dos Campeonatos do Mundo, conduzida por Eusébio (autor de 4 golos), a selecção portuguesa chegaria aos 5-3.

Nas ½ finais, Portugal, defrontando a equipa da “casa”, a Inglaterra, não conseguiria evitar a derrota, por 1-2, num jogo que culminou com as imagens que correram mundo, de Eusébio em lágrimas.

A equipa portuguesa ganharia ainda forças para, no jogo de atribuição do 3º e 4º lugares se impor à URSS, por 2-1, alcançando assim a sua melhor classificação de sempre (até hoje…) num Campeonato do Mundo de Futebol: o 3º lugar!

Na Final, após um dos golos mais polémicos de sempre da história do futebol (o que, já no prolongamento, colocou o resultado em 3-2 – com a bola, depois de embater na barra, a cair sobre a linha de baliza, na época, com uma enorme dúvida se teria ou não transposto essa linha), a Inglaterra, conquistaria o título de Campeão Mundial, vencendo a RFA por 4-2.

Entry filed under: Mundial 2006.

O PULSAR DOS DIÁRIOS VIRTUAIS EM PORTUGAL (XXI) ÍCONES DO SÉCULO (XCIII) – 2002 – JENNIFER ANISTON

1 Comentário Add your own

  • 1. joana's avatar joana  |  21 Novembro, 2005 às 6:42 pm

    boa noite, eu gostaria de ter informações acerca dos desportistas paraolimpicos, agrdecia que me enviassem um e-mail acerca da vidsa deles, pode nao parecer muito correcto pedir esta informação, mas nao encontrei nada em nenhuma pagiuna da net, é para um trabalho de educação física, ja agora, gostaria de dar os parabens aos desportistas pois fazem um belo ytrabalho, e mostram que ter uma limitação fisica não impede que seja feito um bom trabalho, desde já agradeço a vossa atenção.
    P.S: precisava disto urgentemente, obrigada

    Responder

Deixe um comentário

Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques


Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade
União de Tomar - Recolha de dados históricosSporting de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Novembro 2005
S T Q Q S S D
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.