O PULSAR DOS DIÁRIOS VIRTUAIS EM PORTUGAL (XVI)
16 Novembro, 2005 at 8:42 am Deixe um comentário
A 14 de Fevereiro de 2005, José Mário Silva publicava no “Diário de Notícias” o artigo “Blogue de encontro, uma experiência cibernética”, aflorando a temática dos conhecimentos amorosos via blogosfera, com referência também ao surto de “babyblogs”. Reflectindo a propósito do sexo, Júlio Machado Vaz iniciava, no final de Fevereiro de 2005, o Murcon [77].
No final de Março, o “Diário de Notícias”, prosseguindo a abordagem do fenómeno dos blogues, apontava a criação diária de mais de 70 blogues e a existência de mais de 37 000 diários activos [78].
O dia 10 de Junho é marcado por um alegado “arrastão” na praia de Carcavelos, o qual teria envolvido cerca de 500 indivíduos de cor, assaltando os banhistas; tal constituiria ponto de partida para intenso debate na blogosfera. Finalmente, chegar-se-ia à conclusão que não se tratara de um “arrastão”, mas sim, basicamente, de um grupo em fuga da polícia (conforme abordado em “O céu sobre Lisboa” [79]).
A 20 de Junho, João Paulo Meneses (Blogouve-se [80]), numa iniciativa inovadora, visando contribuir para reforçar a transparência entre “bloggers” e leitores, apresenta um “Guia Ético e Técnico para o blogue” [81], com um conjunto de compromissos (unilaterais), de ordem técnica e deontológica: «Quem lê e quem comenta tem o direito de saber o que o espera – porque há uma lógica subjacente a cada blogue e a este também. Pretende-se que este guia seja uma forma de estabelecer uma relação mais transparente com os eventuais leitores ou uma maneira de a clarificar».
Também em Junho de 2005, era lançada a ideia do “Blogreporters”, tendo por objectivo “permitir que as pessoas interessadas em fazer jornalismo profissional, possam de uma forma simples e gratuita publicar as suas peças, demonstrando o seu valor. Porém, o BlogReporters não pretende ser apenas um espelho dos órgãos de comunicação social nacionais, mas antes um espaço novo e original, uma lufada de ar fresco no panorama dos média nacionais, no qual se façam finalmente as reportagens que nunca ninguém ousou fazer em Portugal, no qual se valorize a investigação e a inovação” [82].
__________________________
77 Murcon – http://www.murcon.blogspot.com
78 “Diário de Notícias”, 29 de Março de 2005 – http://dn.sapo.pt/2005/03/29/tema/mais_70_blogues_criados_todos_dias_p.html
79 O céu sobre Lisboa – http://o-ceu-sobre-lisboa.blogspot.com/2005/07/permaneci-com-uma-dvida-inquietante.html
80 Blogouve-se – http://ouve-se.blogspot.com/
81 Meneses, João Paulo, “Guia Ético e Técnico para o blogue” – http://oquesepassa.no.sapo.pt/carta%20%E9tica%20e%20t%E9cnica.htm
82 Blogreporters – http://blog.lisbonlab.com/2005/06/22/blogreporters-algumas-ideias-chave/
Entry filed under: Pulsar dos Diários Virtuais.




Subscribe to the comments via RSS Feed