MUNDIAL 2006 (XXXII) – 1962
7 Novembro, 2005 at 1:55 pm 1 comentário
A Fase Final da VII edição do Campeonato do Mundo de Futebol disputou-se novamente na América do Sul, no Chile – iniciando-se então um regime de alternância entre o continente americano e a Europa, que vigoraria até à última edição, disputada em 2002 na Ásia (Japão e Coreia do Sul).
Esta edição da prova contava à partida com 56 países inscritos, dos quais apenas 49 disputariam a fase de qualificação (para apuramento dos 14 países que se reuniriam ao Campeão, Brasil, e ao Chile).
Portugal seria mais uma vez eliminado, num Grupo vencido pela Inglaterra, com um resultado de pouca “honra”, derrotado por 2-4 com o Luxemburgo, coincidindo com a estreia de Eusébio na selecção.
Os finalistas e organizadores da prova de 1958 (Suécia) seriam eliminados, num jogo de desempate, pela Suíça. Também a França, 3º em 1958, não conseguiu impor-se à Bulgária… que a eliminaria novamente, 32 anos depois.
RFA, Hungria, URSS, Checolsováquia, Inglaterra, Itália, Espanha e Jugoslávia garantiram com alguma naturalidade o apuramento.
A prova ficou também marcada pela estreia de alguns países africanos, nomeadamente a Etiópia, Ghana, Marrocos, Nigéria e Tunísia; por seu lado, o Egipto e a Síria disputaram a fase de qualificação de forma unificada, sob o nome de República Árabe Unida.
Entry filed under: Mundial 2006.




1.
Flumfi Productions | 7 Novembro, 2005 às 3:07 pm
Gosto muito do teu blog. Queres uma ajuda para as tuas prendas de natal? Visita Flumfi Productions..