• INÍCIO
  • PULSAR
  • SOBRE
  • AUTOR
  • ARQUIVO
  • EUA 2008
  • LINKS
  • RSS

Memória Virtual

Leonel Vicente
del.icio.us | mvirtual @ gmail.com


RSS Feed | Jottit | Twitter | identi.ca

Memória Virtual via e-mail


← ÍCONES DO SÉCULO (XCVIII) – 2004 – ANGELINA JOLIE
MUNDIAL 2006 (XLVIII) – 1966 →

O PULSAR DOS DIÁRIOS VIRTUAIS EM PORTUGAL (XXIX)

29 Novembro 2005 in Pulsar dos Diários Virtuais | Comentários Desligados Partilhar Twitte isto

8. FUTURO

A realidade é que é ainda demasiado prematuro fazer a “história da blogosfera”, assim como para avaliar a extensão das mutações que a explosão dos blogues veio trazer a nível da comunicação; é verdade que a blogosfera não adquiriu ainda a “massa crítica” suficiente.

Não obstante o mediatismo de que beneficiou desde 2003, não é ainda familiar à generalidade dos portugueses; mesmo nos EUA, o “grande público” apenas a descobriu aquando da última campanha presidencial (um estudo recente anunciava que apenas 16 % dos americanos serão leitores de blogues). Para se avaliar do estado ainda “quase embrionário” da blogosfera, apenas no final de 2004, a ABC News elegeu como “Homem do Ano” a comunidade de bloggers, enquanto que Merriam-Webster, um dos editores de dicionários de referência no mundo destacava o termo “blog” como palavra do ano.

Uma plataforma que é dirigida a todos – o Technorati rastreava, no início de Agosto de 2005, mais de 14 milhões de blogues –, desde particulares, associações, colectividades locais, escolas, empresas e que permite uma multiplicidade de variantes, passando pelos blogues pessoais, diarísticos, de viagens, de fotos, políticos, jornalísticos, de gestão de projectos, de partilha de conhecimentos, beneficiando de características como a mobilidade, o espírito comunitário, a instantaneidade, e o multimédia, parece ter hoje ainda um largo potencial de desenvolvimento futuro.

Ainda muito centrados nos conteúdos de texto, são inúmeras as possibilidades por explorar; tendencialmente, os blogues integrarão todos os conteúdos multimédia disponíveis, partindo das já bastante utilizadas fotos (fotologs), prosseguindo pelos conteúdos áudio (tendência que tem vindo a acentuar-se, com a disponibilização de “música de fundo”), chegando até ao vídeo e à partilha de aplicações.

Comments are closed.

  • Destaques

    Literatura de Viagens e os Descobrimentos

    Tomar - História e Actualidade

    União de Tomar - Recolha de dados históricos
  • Pulsar Diários Virtuais

    O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal
  • Jogos Olímpicos

    View presentation or Upload your own.
  • Eleições EUA 2008

  • Blogues TubarãoEsquilo

  • Vídeo

  • Arquivos

  • Categorias

  • Meta

    • Iniciar Sessão
    • RSS dos Posts
    • Feed RSS dos comentários.
    • WordPress.org
  • Página pessoal e blogues

    Leonel Vicente - Página pessoal e sítios relacionados
    Auditoria - Leonel Vicente - Página pessoal, dedicada a matérias associadas à actividade profissional do autor
    Carreira da Índia - Literatura de Viagens e os Descobrimentos
    Mazariades - Blogue sobre evento sócio-desportivo da MAZARS, realizado anualmente (desde 1998), a nível internacional
    Memória Virtual - Conteúdo genérico-universal, com o objectivo prioritário de divulgar o que de melhor vai acontecendo em Portugal e no Mundo
    Tomar - Blogue sobre Tomar... História e actualidade
    O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal
    Livros - Sugestões de leitura
    Videos - Sugestões de entretenimento
    Desporto
  • Notícias

  • Notas importantes

    1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

    Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

    2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

    Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.

  • Licença

    Creative Commons License
    Memória Virtual by Leonel Vicente is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Portugal License.


Leonel Vicente - Página pessoal e sítios relacionados Leonel Vicente - Página pessoal e sítios relacionados
Auditoria - Leonel Vicente - Página pessoal, dedicada a matérias associadas à actividade profissional do autor
Carreira da Índia - Literatura de Viagens e os Descobrimentos
Mazariades - Blogue sobre evento sócio-desportivo da MAZARS, realizado anualmente (desde 1998), a nível internacional
Memória Virtual - Conteúdo genérico-universal, com o objectivo prioritário de divulgar o que de melhor vai acontecendo em Portugal e no Mundo
Tomar - Blogue sobre Tomar... História e actualidade
O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal
Livros - Sugestões de leitura
Videos - Sugestões de entretenimento
Desporto (Jogos Olímpicos, Mundiais de Futebol, EURO 2004, EURO 2008, Benfica)
Novidades (Uma espécie de «making of»...)

Memória Virtual Using WordPress Engine
Entries (RSS) and Comments (RSS).

Tukulr 2.1 made by Nurudin Jauhari, adaptado por Leonel Vicente