O Pulsar do Campeonato – Taça do Ribatejo – 2ª Jornada

22 Outubro, 2017 at 11:00 am Deixe um comentário

Pulsar-TRibatejo-2

(“O Templário”, 19.10.2017)

Da 2.ª jornada da fase de grupos da Taça do Ribatejo resulta já o apuramento de sete dos 16 clubes que avançarão para os 1/8 de final da competição, tendo, todos eles, somado dois triunfos nas duas partidas disputadas: os primodivisionários Mação, U. Abrantina, Ferreira do Zêzere e Fazendense, a que se juntam, do escalão secundário, U. Atalaiense, Alferrarede e U. Santarém.

Destaques – O primeiro destaque vai para o jogo grande da jornada, disputado em Mação, no qual os maçaenses confirmaram a sua senda triunfal, depois de três vitórias no campeonato, da conquista da Supertaça e de terem ganho também o jogo de abertura desta Taça.

Desta feita, recebendo o União de Tomar, numa partida que colocou frente a frente dois dos principais candidatos aos títulos nas provas distritais, a equipa de Mação começou por ser surpreendida com uma entrada forte dos tomarenses, a assumir o domínio do jogo desde início, cedo se colocando em vantagem, na sequência de uma grande penalidade, a sancionar derrube a Wemerson, que surgira isolado frente ao guardião. Ainda não estavam decorridos dez minutos, mas, até final do primeiro tempo, a toada de jogo manter-se-ia a favor dos unionistas, que, por mais de uma vez, poderiam ter ampliado o marcador.

Porém, o rumo dos acontecimentos alterar-se-ia, também antes dos dez minutos da segunda parte, e igualmente na conversão de uma grande penalidade, bastante controversa, que proporcionou à turma da casa igualar o marcador. Para, pouco mais de cinco minutos volvidos, à passagem da hora de jogo, se concretizar a reviravolta no marcador, num lance de contra-ataque. Mesmo em inferioridade numérica no quarto de hora final, o resultado não se alteraria, fixando-se em 2-1 a favor do Mação, um desfecho penalizador para o labor dos unionistas.

Merece também sublinhado a grandiosa goleada aplicada pela U. Abrantina ao At. Pernes (9-0)!

Na mesma série, realce ainda para os sete golos do Alferrarede-Ortiga, com triunfo tangencial do grupo de Alferrarede (4-3), que, tal como referido, lhes proporciona, desde já, a qualificação.

O Riachense, pretendendo rectificar a má imagem da estreia, obteve também uma goleada, por 5-0, na recepção ao Porto Alto, que, ainda assim, dificilmente lhe permitirá manter aspirações a prosseguir na competição, dado o excelente desempenho do Glória do Ribatejo.

O mesmo desfecho foi obtido também pelo U. Santarém, na recepção ao Vale da Pedra, o que, neste caso, resultou, desde já, no apuramento dos escalabitanos.

Menção ainda aos categóricos triunfos (ambos por margem de 3-0), da U. Atalaiense sobre o Caxarias e do Ferreira do Zêzere sobre o Pego, com os “donos da casa”, em ambos os casos, a “carimbar” também a passagem à fase a eliminar.

Por fim, anota-se igualmente o triunfo “fora de portas” do Pontével, frente ao Forense (3-2).

Surpresas – Depois da surpresa provocada na jornada inicial, a turma da Glória do Ribatejo foi, desta feita, arrancar um nulo na deslocação a Almeirim, frente ao União local, em mais um resultado de pasmo, colocando-se em situação privilegiada para chegar aos 1/8 de final.

Outra surpresa da ronda aconteceu em Marinhais, onde a equipa da casa impôs também um nulo ao favorito Cartaxo. Não obstante, os cartaxeiros mantêm ainda forte opção de apuramento, bastando-lhes, para tal, ganhar ao Salvaterrense por margem superior a um golo.

Também algo imprevisto foi o empate (1-1) concedido pelo Moçarriense, na recepção ao Barrosense. Por fim, uma “meia-surpresa” ocorreu na Ribeira de Santarém, com a vitória dos Caixeiros sobre o Samora Correia, pese embora mercê de um solitário tento.

Confirmações – Nas restantes partidas, os favoritos confirmaram o seu teoricamente superior poderio. Assim sucedeu no Aldeiense-At. Ouriense (1-4), no retomar do clássico Torres Novas-Tramagal (4-0) e no Fazendense-Benfica do Ribatejo (com um tangencial 2-1).

Taça de Portugal – Após a disputa da eliminatória correspondente aos 1/32 de final, não subsiste já qualquer equipa do distrito de Santarém em prova, entretanto afastadas por formações de escalão superior, as quais confirmaram o favoritismo que lhes era atribuído, ganhando pela mesma marca (3-0, em ambos os casos). Em relação ao Fátima, actuando no seu reduto, face ao Chaves, da I Liga, o desfecho da partida cedo ficou decidido. Já o Coruchense, defrontando, fora de casa, o Arouca (despromovido da I Liga no final da época anterior), causou surpresa durante mais de uma hora, período durante o qual conseguiu manter o nulo, apenas nos derradeiros cinco minutos se tendo avolumado o marcador, com dois tentos sofridos.

Antevisão – Estão de regresso os campeonatos, pontificando especialmente, na divisão principal, os confrontos Cartaxo-Mação e U. Almeirim-Amiense, com os dois actuais líderes a serem colocados perante fortes desafios. Também de interesse será a partida que coloca frente a frente o At.Ouriense e o Samora Correia, a qual se apresenta de prognóstico imprevisível.

Numa jornada em que os favoritos actuam quase todos em terreno alheio, o Fazendense desloca-se a Ferreira do Zêzere, enquanto o União de Tomar vai de viagem até à Moçarria, encontrando portanto, em ambos os casos, equipas só com derrotas no campeonato, pese embora com comportamentos diferenciados na Taça do Ribatejo.

No escalão secundário, o destaque vai para o “derby” Marinhais-Glória do Ribatejo.

No Campeonato de Portugal, o Fátima, muito necessitado de pontos, viaja até aos Açores, para defrontar o Praiense (ilha Terceira), tal como sucede aliás com o Coruchense, que visita o Guadalupe (ilha Graciosa), actualmente penúltimo classificado da série. Por seu lado, o Alcanenense, mais confortável na tabela (partilha o 2.º posto), recebe o Sacavenense.

(Artigo publicado no jornal “O Templário”, de 19 de Outubro de 2017)

Anúncios

Entry filed under: Tomar.

Liga Europa – 3ª Jornada – Resultados e Classificações 160.º aniversário do mais antigo clube do Mundo – Sheffield Foot-ball Club

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Outubro 2017
S T Q Q S S D
« Set   Nov »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Eleições EUA 2008

Twitter

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: