Archive for 8 Setembro, 2017
Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins – 1/2 Finais
CAMPEONATO DO MUNDO
Espanha – Itália – 4-0
Portugal – Argentina – 5-0
14 anos depois, Portugal regressa a uma final do Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins, na qual defrontará – apenas pela segunda vez, em finais, depois de 1989 – a Espanha.
Uma excelente exibição, de um grupo muito coeso e solidário, que soube dar a melhor resposta nas diferentes fases e vertentes do jogo, goleou o Campeão do Mundo em título, Argentina, por soberba marca de 5-0, assim se desforrando das três eliminações sofridas perante este mesmo adversário, nas últimas três edições do Mundial (assim como da derrota sofrida na partida inaugural desta competição, na fase de grupos).
Depois do nulo registado ao intervalo, marcaram os golos de Portugal: Reinaldo Ventura, aos 6 (de “penalty”) e 23 minutos, e Hélder Nunes, aos 14, 21 (de livre directo) e 25 minutos (a menos de cinco segundos do final).
No primeiro tempo, a selecção portuguesa procurou assumir o controlo do jogo, numa toada de ataque organizado, mas abusando dos remates de meia-distância, infrutíferos, enquanto os argentinos, aproveitando lances de contra-ataque rápido, iam levando o perigo até à baliza lusa, também sem concretização prática.
Na sequência da abertura no marcador, Portugal manteve a serenidade, enfrentando bem a forte “pressão alta” da Argentina, que se intensificaria a partir do 2-0, quando faltavam onze minutos para o final.
Nesse período, brilhou o guardião português, Ângelo Girão, que se revelaria então um obstáculo intransponível.
Após o 3-0, obtido a quatro minutos do termo da partida, Portugal “respirou” então, permitindo-se alguns momentos de menor concentração, que proporcionaram à Argentina beneficiar de dois lances de bola parada, que desperdiçaria, novamente com Girão imparável.
Apuramento do 5.º ao 8.º lugar:
Colômbia – Chile – 2-2 (3-2 a.p.)
Moçambique – Angola – 3-6
Apuramento do 9.º ao 12.º lugar:
Alemanha – Áustria – 8-1
Holanda – França – 2-9
Apuramento do 13.º ao 16.º lugar:
Macau – Egipto – 8-8 (10-9 a.p.)
África do Sul – EUA – 6-3
(mais…)



