O Pulsar do Campeonato – Taça do Ribatejo – 1/4 de final

2 Abril, 2017 at 11:00 am Deixe um comentário

Pulsar - TRibatejo-1-4final

(“O Templário”, 30.03.2017)

Numa eliminatória muito repartida, com desfechos tangenciais, os favoritos confirmaram o seu favoritismo, avançando para as meias-finais da Taça do Ribatejo, com a particularidade de todas as quatro equipas que actuaram no seu terreno terem acabado por ser afastadas da prova.

Destaque – O destaque dos 1/4 de final vai para o confronto entre U. Almeirim e Coruchense, onde o líder do campeonato não conseguiu melhor do que a igualdade a uma bola, vindo a sair vencedor apenas no desempate da marca de grande penalidade, numa tarde de grande acerto de ambos os guardiões, a defender vários desses remates.

Por curiosidade, as duas formações voltam a encontrar-se já neste fim-de-semana, em Almeirim, podendo a turma do Sorraia fazer a festa do título no campeonato, em caso de triunfo (ou, empatando, num improvável cenário em que o Riachense não ganhasse ao Benavente…).

Confirmações – Numa ronda sem surpresas, os clubes melhor classificados no campeonato, mesmo actuando na condição de visitantes, fizeram valer a sua superioridade, não obstante sempre pela vantagem mínima.

Assim aconteceu no Cartaxo-Amiense, onde os cartaxeiros até começaram por inaugurar o marcador, mas viriam a permitir a reviravolta ao grupo de Amiais de Baixo, que saiu vencedor por 2-1.

Idêntico desfecho teve a partida disputada em Santarém, onde o União local, que era o último representante do escalão secundário ainda em prova, acabou por ver encerrada a sua participação, ao perder com o Mação.

Em Ourém, o At. Ouriense foi também desfeiteado pelo Torres Novas, neste caso mercê de um solitário tento dos torrejanos.

Campeonato de Portugal – Os dois clubes representativos do Distrito de Santarém no campeonato nacional tiveram, na ronda que concluiu a primeira volta da fase final, desfechos distintos, esperançoso no caso do Fátima, comprometedor no caso do Alcanenense.

De facto, os fatimenses, em deslocação até ao Algarve, foram a Loulé, bater o histórico Louletano, por 2-1, isolando-se assim na liderança da sua série (zona sul) de disputa da promoção, com dois pontos a mais que um trio perseguidor, formado por Praiense, Torreense e Real de Massamá, com Farense e Sacavenense, ambos a quatro pontos, ainda na expectativa.

No que respeita à formação de Alcanena, desfeiteada nas Caldas da Rainha por tangencial 1-0, baixou uma posição, para o 3.º lugar, mas, pior, termina a primeira metade deste torneio com muito escassa margem de segurança de apenas três pontos em relação ao 6.º classificado, Oleiros (que empatou em Vila Franca de Xira), posição com a contingência de ter de disputar um “play-off” de manutenção. Mais tranquilizadora é já a distância em relação ao 7.º lugar (primeiro dos dois clubes a despromover automaticamente aos Distritais), ocupado actualmente pelo V. Sernache, com oito pontos de atraso face ao Alcanenense.

Antevisão – No próximo fim-de-semana, regressam os campeonatos distritais, com a 24.ª jornada (antepenúltima) na I Divisão, na qual sobressai, em especial, a “reedição” do U. Almeirim-Coruchense, uma difícil deslocação para o conjunto do Sorraia, como, aliás, bem ficou demonstrado na semana passada, que, caso não consiga vencer, deverá ver adiada por mais uma semana a “festa do título”, que, nesse cenário, continuaria à distância de um triunfo.

Menção ainda para outras duas partidas, em que estará em jogo uma posição no pódio: o Amiense-Fazendense e o At. Ouriense-U. Tomar, uma deslocação sempre de desfecho incerto, recordando-se, aliás, que, na primeira volta, os oureenses interromperam um ciclo de mais de um ano de invencibilidade unionista no seu reduto, assim como a inviolabilidade das suas redes, que perdurara ao longo de doze jogos. Isto, tendo ainda em consideração que o actual 3.º classificado, Samora Correia, é amplamente favorito na recepção ao Pego.

Na II Divisão, apenas na 2.ª jornada da fase final, de apuramento do Campeão e dos três clubes a promover ao escalão principal, os vencedores da ronda inaugural deslocam-se aos terrenos das equipas que começaram este torneio a perder, compreendendo os seguintes desafios, de desfecho imprevisível, em que a toada de equilíbrio deverá estar patente: U. Santarém-Marinhais, Ferreira do Zêzere-Moçarriense e U. Atalaiense-U. Abrantina.

O Campeonato de Portugal dá início à segunda volta da fase final, com o Fátima a viajar até aos Açores, para defrontar o Operário de Lagoa, actual penúltimo classificado, mas onde, não obstante, não deverá esperar facilidades, devendo manter-se bem concentrado para poder regressar com um resultado positivo, que lhe proporcione beneficiar do facto de Torreense e Real se defrontarem, enquanto o Praiense recebe o Sacavenense.

Por seu lado, o Alcanenense enfrenta uma saída ao reduto do líder, Mafra, onde se antevê que possa ser difícil pontuar, numa jornada em que o Oleiros, visitando a Figueira da Foz, poderá inclusivamente, em caso de (expectável) triunfo, igualar o grupo de Alcanena a nível pontual.

Poderá valer ainda ao Alcanenense o facto de Carapinheirense e Vilafranquense, equipas que se lhe seguem imediatamente na pauta classificativa, terem também compromissos teoricamente com algum grau de dificuldade, com o Carapinheirense a viajar até Cernache do Bonjardim, como que numa “final” para a equipa da casa, imperiosamente necessitada de pontos, enquanto a turma de Vila Franca de Xira recebe o 2.º classificado, Caldas.

(Artigo publicado no jornal “O Templário”, de 30 de Março de 2017)

Anúncios

Entry filed under: Tomar.

Brexit (The Guardian) O Pulsar do Campeonato – 24ª Jornada

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Abril 2017
S T Q Q S S D
« Mar   Maio »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Eleições EUA 2008

Twitter

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: