O Pulsar do Campeonato – Taça do Ribatejo

20 Dezembro, 2015 at 11:00 am Deixe um comentário

Pulsar - TRibatejo - 2

(“O Templário”, 17.12.2015)

Após a realização da 2.ª jornada da fase de grupos da Taça do Ribatejo – e faltando disputar apenas a derradeira ronda, agendada para o próximo dia 16 de Janeiro de 2016 –, garantiram já o apuramento para os 1/8 de final da competição os seguintes clubes: U. Tomar, Fátima, Cartaxo, Riachense, Ferreira do Zêzere e Atalaiense (estes dois últimos a militar no escalão secundário). Ao invés, estão já virtualmente eliminadas as seguintes formações: Alferrarede, Tramagal, Caxarias, Assentis, At. Pernes, Pego, Barrosense, Forense, Marinhais e Empregados do Comércio (única equipa do escalão principal já sem possibilidades de qualificação).

Destaques – O principal destaque vai, desta feita, para a vitória do União de Tomar sobre o Torres Novas (2-0, com tentos de Pelé e Joca), tendo os “rubro-negros” chegado ao triunfo numa fase em que jogavam já em inferioridade numérica, situação que, aliás, enfrentaram ao longo de quase todo o segundo tempo do desafio, em mais uma demonstração de forte carácter do grupo unionista – que obtém o quarto triunfo sucessivo (dois para o campeonato e outros dois para a Taça do ribatejo) –, ao mesmo tempo que agrava ainda mais o terrível ciclo negativo dos torrejanos, que, incrivelmente, somaram o quinto desaire consecutivo.

Com presença assídua nesta secção de destaques, é também de realçar mais uma categórica vitória do líder da I Divisão Distrital, Cartaxo, goleando os Empregados do Comércio por 6-3, ditando assim o afastamento dos escalabitanos, actuais 3.º classificados do campeonato.

Assinalam-se igualmente mais algumas goleadas nesta jornada: 5-0 no Ferreira do Zêzere-Alferrarede e no Fazendense-Marinhais; 4-0 no Riachense-Pego; 5-2 no Rio Maior-Barrosense; e 4-1 no Porto Alto-Forense.

Surpresas – Não se pode dizer que tenha havido efectivas surpresas nos 16 jogos que compunham esta ronda, mas, ainda assim, é de sublinhar a boa réplica oferecida pelo At. Pernes na deslocação a Fátima, impondo, por duas vezes, situações de igualdade no marcador – quebrando assim uma série de sete jogos de inviolabilidade da baliza dos fatimenses –, sendo que apenas já na fase final do jogo os visitados conseguiriam desfazer o empate a duas bolas, com a obtenção de mais dois tentos, que fixaram o marcador em 4-2.

De resto, nas partidas entre equipas de escalão diferente, registam-se também os nulos entre Samora Correia-Amiense e Benfica do Ribatejo-U. Almeirim, assim como o empate do Benavente no terreno do Moçarriense (1-1), de alguma forma a confirmar os vaticínios que aqui antecipara na passada semana, com bons desempenhos das equipas da II Divisão Distrital.

Por fim, é de assinalar ainda o nulo imposto pela equipa do Vale da Pedra na deslocação à Glória do Ribatejo, resultado que a coloca em posição privilegiada para alcançar o apuramento.

Confirmações – Seriam mais ou menos expectáveis os desfechos dos restantes quatro encontros, nos quais os visitados confirmaram o favoritismo que, à partida, lhes poderia ser já atribuído: At. Ouriense-Caxarias (3-1); Mação-U. Abrantina (2-1); Atalaiense-Tramagal (2-0); e U. Santarém-Assentis (3-1).

Campeonato de Portugal Prio – O Alcanenense prossegue a sua positiva campanha no Nacional, tendo ganho por 1-0 frente ao Benfica de Castelo Branco, mantendo o 6.º posto, mas ampliando assim para oito pontos a vantagem face ao 9.º classificado, curiosamente o seu próximo opositor (tendo o 8.º classificado, V. Sernache, agora a cinco pontos). Por seu lado, o Coruchense, jogando também no seu terreno, empatou a uma bola com o 1.º Dezembro, mantendo também a 8.ª posição, três pontos à frente do Sacavenense.

Antevisão – No retomar do Distrital da I Divisão, com a disputa da 13.ª ronda, última da primeira volta, teremos um fim-de-semana repleto de emoções e forte competitividade, com jogos “para todos os gostos”: começando pelo U. Tomar-Empregados do Comércio, em disputa do 3.º lugar (actuais 4.º e 3.º classificados, contando os unionistas com um jogo em atraso); prosseguindo com o Fazendense-Cartaxo, com o líder a ser, uma vez mais, colocado à prova; ou com o Fátima-Torres Novas (conseguirão os torrejanos quebrar a espiral de resultados negativos?); passando ainda pelo U. Almeirim-Riachense (actuais 5.º e 6.º classificados); e, na procura de escapar aos lugares da parte baixa da tabela, em desafios já a assumir cariz de alguma forma determinante, o At. Ouriense-Mação, U. Abrantina-Amiense e o Rio Maior-Moçarriense.

Na II Divisão Distrital, já a abrir a segunda volta desta primeira fase da prova, destaca-se o desafio que opõe o Ferreira do Zêzere ao U. Santarém (actuais 2.º e 3.º classificados), que poderá vir a revelar-se crucial no posicionamento final das equipas, com o guia, Pego, a receber o At. Pernes. A Sul, o jogo grande da jornada será o Benfica do Ribatejo-Benavente (actuais dois primeiros classificados) – com o 3.º classificado, Samora Correia a folgar –, registando-se também o “derby” Marinhais-Glória do Ribatejo.

No Campeonato de Portugal, o Alcanenense desloca-se ao terreno do penúltimo classificado, Águias do Moradal, sendo expectável que possa dar continuidade aos resultados positivos que vem registando. Já o Coruchense terá uma difícil saída, para defrontar o 4.º classificado, Real Massamá, equipa ainda bastante envolvida na disputa dos lugares de topo, que poderão dar acesso à disputa, na segunda fase da prova, à promoção à II Liga, dado ter apenas dois pontos a menos que o actual líder, Casa Pia.

(Artigo publicado no jornal “O Templário”, de 17 de Dezembro de 2015)

Anúncios

Entry filed under: Tomar.

Liga Europa – Sorteio dos 1/16 Final O Pulsar do Campeonato – 13.ª jornada

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Dezembro 2015
S T Q Q S S D
« Nov   Jan »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Eleições EUA 2008

Twitter

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: