O pulsar do campeonato – Taça do Ribatejo – 1/8 de final

22 Fevereiro, 2015 at 11:00 am Deixe um comentário

Pulsar - TRibatejo - 1-8-final

(“O Templário”, 19.02.2015)

A eliminatória correspondente aos 1/8 de final da Taça do Ribatejo, disputada no passado fim-de-semana, foi marcada pelo equilíbrio, com quatro empates (curiosamente, todos eles, a uma bola) e por três vitórias tangenciais. A única equipa a “destoar”, desta feita pela positiva, foi o “lanterna vermelha” da I Divisão Distrital, U. Santarém, com um triunfo por margem convincente (3-0) na deslocação a Minde, frente ao Vitória local (actual 2.º classificado na série Norte da II Divisão Distrital).

Na reedição dos confrontos entre Empregados do Comércio-Cartaxo e Fazendense-Amiense (sendo de notar que estas duas equipas repartem entre si a conquista das três últimas edições da prova), duas igualdades, com as formações de Santarém e de Amiais de Baixo a serem mais competentes e/ou felizes no desempate por via de pontapés da marca de grande penalidade, tendo o Amiense afastado portanto o actual detentor do troféu. Situação similar se registou nos desafios Mação-Coruchense e Samora Correia-Pego, em ambos os casos com os visitantes a saírem vencedores por via de tal fórmula de desempate.

O Assentis, recebendo a U. Abrantina, líder da II Divisão Distrital, voltou a evidenciar o seu potencial e bom momento de forma, ganhando por 2-1, depois de operar a reviravolta no marcador. O mesmo se verificou em Tomar, com o Torres Novas, depois de ter começado por sofrer um golo, a apontar os dois tentos que lhe conferiram a vitória (repetindo o desfecho de há quatro épocas, na mesma competição).

O União de Tomar – não obstante algumas limitações de plantel, a nível nomeadamente de lesões – realizou uma boa exibição, não tendo, porém, conseguido concretizar as soberanas oportunidades de que dispôs para ampliar a vantagem de que beneficiou até cerca de meio do segundo tempo, começando por sofrer o empate em lance algo desafortunado, para, de seguida, quando buscava de novo o golo do triunfo, acabar por vir a ser surpreendido, averbando assim o segundo desaire caseiro da temporada, depois da derrota com o Coruchense, no início do mês de Novembro do pretérito ano – após ter completado praticamente toda uma volta do campeonato (defrontando todos os restantes doze clubes concorrentes) em que se manteve invicto.

Na partida restante, entre clubes a militar no escalão secundário, o Glória do Ribatejo impôs-se no terreno do Vale da Pedra, mercê de um solitário tento, juntando-se assim ao Assentis e Pego, como um dos três representantes da II Divisão Distrital nos 1/4 de final. É também já conhecido o alinhamento de jogos dessa fase da prova, a disputar a 15 de Março: Glória do Ribatejo-Torres Novas; Amiense-U. Santarém; Coruchense-Assentis e Empregados do Comércio-Pego.

Na ronda inaugural do Campeonato Nacional de Seniores, na série de manutenção, destaque para a goleada infligida pelo Fátima na recepção ao Alcanenense, ganhando por categórico marcador de 4-0. A outra equipa do Distrito, At. Ouriense, estreou-se da melhor forma: depois de, na primeira fase, em 18 jornadas, ter obtido uma única vitória (frente ao Fátima), começou agora logo a ganhar, em Ponte de Sôr, frente ao Eléctrico local, por 1-0.

Os três clubes representantes da Associação de Santarém (após a desistência do Riachense) continuam a ocupar os três lugares da cauda da tabela, agora com Fátima e Alcanenense igualados com 12 pontos (a dois pontos do Torreense, e a três do Eléctrico de Ponte de Sôr), somando o At. Ouriense seis pontos. Na próxima jornada, o Fátima desloca-se a Torres Vedras, recebendo o Alcanenense o Eléctrico de Ponte de Sôr, e o At. Ouriense o U. Leiria.

Estarão também de regresso os campeonatos distritais, já a entrar na fase das decisões… Depois da decepcionante eliminação da Taça do Ribatejo – prova em que depositava justificada expectativa de poder ir mais além –, o União de Tomar enfrenta um teste porventura determinante em relação às suas aspirações à conquista do 1.º lugar no campeonato, deslocando-se a Coruche, onde defrontará o actual líder. Com as equipas separadas por um escasso ponto, só a vitória da turma unionista lhe permitirá, no imediato, ascender novamente ao comando; não obstante, um eventual empate poderá ser também um resultado positivo, na perspectiva de manter tais aspirações, pese embora o desfecho desfavorável registado na primeira volta. Esperemos que não haja “cinco sem seis” (jornadas de mudança de líder na segunda volta)…

De entre as outras partidas agendadas, destaque para a difícil saída dos Empregados do Comércio, de visita a Rio Maior, assim como para um outro jogo de “tripla”, entre Mação-Torres Novas. O Fazendense reúne favoritismo na recepção à equipa do Benavente.

Na II Divisão Distrital, já para disputa da penúltima ronda da primeira fase, o guia, U. Abrantina, tem uma curta deslocação até ao Tramagal, onde um empate lhe deverá bastar para garantir a presença na fase de apuramento do Campeão. Mas o grande embate será entre Pego-Mindense, equipas que repartem o 2.º posto, com o Assentis (dois pontos mais abaixo) na expectativa de – caso consiga vencer o jogo que disputará em Caxarias –, ascender ainda ao grupo dos três primeiros classificados, e obter também tal qualificação.

Na série mais a Sul, o líder, Moçarriense, recebendo o “lanterna vermelha”, Porto Alto, pode também confirmar desde já a participação na fase de apuramento do título; havendo, também neste caso, um desafio decisivo, entre Samora Correia (actual 4.º classificado) e Glória do Ribatejo (3.º, somente dois pontos acima), com o U. Almeirim (2.º classificado) a ter igualmente a oportunidade de garantir o apuramento, em caso de desfecho positivo na visita ao terreno do Vale da Pedra.

(Artigo publicado no jornal “O Templário”, de 19 de Fevereiro de 2015)

Anúncios

Entry filed under: Tomar.

Liga Europa – 1/16 Final (1ª mão) Óscares – 2015 – Vencedores

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Fevereiro 2015
S T Q Q S S D
« Jan   Mar »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
232425262728  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Eleições EUA 2008

Twitter

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: