O pulsar do campeonato – 9.ª jornada

7 Dezembro, 2014 at 11:00 am Deixe um comentário

Pulsar - 9

(“O Templário”, 04.12.2014)

Ultrapassado o primeiro terço da prova, com a realização da 9.ª jornada, e na sequência do empate entre os até então dois primeiros, formou-se um quinteto no topo da pauta classificativa, separado por apenas três pontos, com a disputa do 1.º lugar do Campeonato Distrital da I Divisão verdadeiramente ao rubro.

Com boa reacção, superando o impacto adverso do desaire caseiro averbado na ronda anterior, o líder Empregados do Comércio continua a segurar-se com “unhas e dentes” a essa posição, tendo travado a série triunfal (três jogos) que o Coruchense vinha prosseguindo. A formação do Sorraia chegou ainda a estar em vantagem, mas não conseguiria levar de vencida a aguerrida turma escalabitana (que conserva a condição de defesa menos batida, com apenas cinco golos sofridos em nove jogos), a qual, curiosamente, registou o primeiro empate (1-1), numa competição em que tal desfecho tem abundado (registado já por 18 vezes).

No imediato os principais beneficiários foram o Fazendense, com um difícil triunfo, por 3-2, na recepção ao Cartaxo, e o União de Tomar, vitorioso no clássico ante o rival Torres Novas, por 2-1 – com os dois tentos dos unionistas apontados no intervalo de… dois minutos –, agora ambos somente a um ponto do comandante, tendo relegado novamente o Coruchense para o 4.º posto, a dois pontos do guia.

Outra equipa em particular destaque é o Mação (depois de, nas duas saídas anteriores, ter ganho já em Torres Novas e em Santarém, face ao líder), equipa que – ao invés dos torrejanos, que registam três desaires nos últimos quatro jogos – somou a terceira vitória, também nas quatro partidas mais recentes do campeonato (não perdendo desde a 2.ª jornada), cotando-se, paralelamente, como o ataque mais concretizador, já com 22 golos apontados, para o que contribuiu mais uma goleada, desta feita aplicada ao U. Chamusca (5-0), isolando-se assim no 5.º lugar, a três pontos dos “caixeiros”.

Mais, já com nove desafios disputados, União de Tomar, Fazendense e Mação registam apenas, cada um deles, uma derrota sofrida. É obra!

Num campeonato em que o equilíbrio tem predominado, com uma curiosa tendência de superioridade das equipas que actuam em terreno alheio (apenas 22 vitórias dos clubes visitados, em 63 jogos já disputados), observa-se não obstante uma polarização em dois grupos: um primeiro, constituído por oito equipas, a disputar os lugares da frente – incluindo também Pontével, Torres Novas e Cartaxo –, que têm demonstrado capacidade para disputar a vitória em qualquer campo; um outro, integrando os seis clubes da parte baixa da tabela (neste caso, com realce, pelo inesperado da situação, para o Amiense), em que todos perderam em casa já por mais de uma vez, à excepção do “rei dos empates” (cinco no total), U. Chamusca, ainda invicto no seu terreno.

A confirmar aquela tendência, menção final para as três vitórias extra-muros, em que apenas a do Amiense seria talvez expectável, pelo menos em teoria – apesar de não vencer desde a ronda inaugural… –, impondo-se em Santarém, por convincente 3-0, frente ao “lanterna vermelha” União (única equipa ainda sem conseguir ganhar, que se afunda na cauda da classificação); o triunfo do Pontével em Benavente, por 2-0 (pese embora elevar para três os desaires sucessivos dos benaventenses, agora aparentemente em queda) é digno de nota; enquanto a vitória do Barrosense em Rio Maior (2-1) não estaria nas previsões gerais, atenta a evolução recente dos dois conjuntos, o da casa tendo obtido duas vitórias nas duas jornadas anteriores, em contraponto aos dois desaires (e cinco jogos sucessivos sem ganhar) da formação da Barrosa.

Na próxima jornada o líder, Empregados do Comércio, recebendo o Benavente, terá naturalmente de ser creditado de favoritismo, podendo, em caso de vitória, beneficiar de uma ronda bem favorável, atendendo a que os seus mais imediatos perseguidores enfrentam, todos eles, sérios testes em recinto alheio: o Fazendense, de visita a Torres Novas; o União de Tomar, de longada até Pontével; deslocando-se o Coruchense à Chamusca; e o Mação a Amiais de Baixo, para defrontar uma equipa que parece disposta a encetar uma recuperação.

Na II Divisão Distrital, U. Abrantina (ganhando em Alferrarede, por 2-0) e Pego (derrotando o Ferreira do Zêzere, por 3-1) mantêm-se destacados na frente, separados por um escasso ponto. A Sul, Moçarriense (com um triunfo categórico, por 4-0, frente ao Samora Correia) e Glória do Ribatejo (ganhando por 3-1 ao Atalaiense) não descolam, tendo o U. Almeirim (vitória por 4-1 em Pernes) a dois pontos. Na próxima ronda, tarefa mais difícil parece esperar o Pego, na visita a Minde, com a U. Abrantina a receber o vizinho Tramagal. O Moçarriense vai até ao Porto Alto, cabendo agora ao Glória receber a turma de Samora Correia.

No Campeonato Nacional de Seniores, já na 11.ª jornada – a sete do termo desta primeira fase –, as equipas do Distrito prosseguem a sua penosa marcha, não tendo conseguido melhor que dois empates caseiros: um nulo, no Fátima-Torreense; igualdade a um golo em Riachos, na recepção ao Eléctrico de Ponte de Sôr. O At. Ouriense, derrotado em casa pelo Sertanense (1-3) ficou agora sozinho na indesejada posição de “lanterna vermelha”, dado o ponto averbado pelo Riachense (terceiro empate); enquanto o Alcanenense foi goleado (1-5) nas Caldas da Rainha. Ainda assim, o conjunto de Alcanena, ocupando o 6.º lugar, é o único dos quatro representantes do Distrito a evitar, para já, as três últimas posições da classificação (zona de despromoção), com o Fátima (8.º), já a sete pontos do Torreense (7.º classificado)… e a oito do Alcanenense.

(Artigo publicado no jornal “O Templário”, de 4 de Dezembro de 2014)

Anúncios

Entry filed under: Tomar.

O pulsar do campeonato – 8.ª jornada Liga dos Campeões – 6ª Jornada (Benfica – Bayer Leverkusen)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Dezembro 2014
S T Q Q S S D
« Nov   Jan »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Eleições EUA 2008

Twitter

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: