Histeria
8 Fevereiro, 2010 at 12:14 pm Deixe um comentário
Ou a importância de manter o discernimento:
A manipulação das chefias e redacções dos media não deve ser confundida com o problema da liberdade de expressão. […]
A liberdade de expressão não se esgota no ego de um jornalista ou na caneta de um comentador. Envolve um vastíssimo sub-conjunto de liberdades e, por isso, sempre que foi cerceada, implicou um aparelho político global. Orgãos inteiros, partidos, sindicatos, universidades, todos foram silenciados em experiências do passado (para falar só do passado).
É conveniente manter a cabeça arrefecida.
(Filipe Nunes Vicente, no Mar Salgado)
Os que apelam ao Presidente da República para que demita Sócrates (muitos), bem como os que sugerem manifestações de rua com o mesmo propósito (alguns), ignoram ou fingem ignorar o óbvio:
1. Até 26 de Abril próximo, o PR não pode demitir o primeiro-ministro;
2. Compete à oposição propor e aprovar moções de censura;
3. Se é isso que querem, compete à oposição criar já as condições para a realização de novas eleições. Se o Parlamento for dissolvido na primeira semana de Maio, pode haver eleições no fim de Junho. […]Portanto, talvez fosse mais simples, e coerente, os tremendistas de direita que não se revêem nos partidos do arco parlamentar começaram a agrupar-se em torno de Medina Carreira, António Barreto, Ernâni Lopes, etc., obrigando-os a tirar consequências do diagnóstico que fazem, sufragando o seu projecto em eleições.
(Eduardo Pitta, no Da Literatura)
Entry filed under: Sociedade.
Trackback this post | Subscribe to the comments via RSS Feed