Bordeaux e Unirea Urziceni Campeões / FC Porto vence Taça
31 Maio, 2009 at 7:00 pm Deixe um comentário
O Girondins de Bordeaux sagrou-se ontem Campeão de França, conquistando o 6º título do seu historial, 10 anos depois do último triunfo, colocando termo a um reinado de 7 anos do Olympique de Lyon.
De forma surpreendente – beneficiando da derrota caseira do D. Bucuresti – um sensacional Unirea Urziceni, vencendo em Timisoara, sagrou-se, já nesta jornada, e pela primeira vez na sua história, Campeão da Roménia!
Em Portugal, o FC Porto, vencendo por 1-0 o P. Ferreira na Final da Taça de Portugal, hoje disputada no Estádio do Jamor, conquistou pela 14ª vez a Taça de Portugal, em 26 Finais disputadas (ver Palmarés e lista de finais – antes da Final de hoje).
Entretanto, começa a definir-se a composição da Liga dos Campeões da próxima época; com lugar assegurado na Fase de Grupos (8 Grupos de 4 equipas) encontram-se já as seguintes 22 equipas: Manchester United, Liverpool e Chelsea (Inglaterra), Barcelona, Real Madrid e Sevilla (Espanha), Inter, Juventus e AC Milan (Itália), Bordeaux e Marseille (França), Wolfsburg e Bayern (Alemanha), Rubin Kazan e Spartak Moskva (Rússia), Unirea Urziceni (Roménia), FC Porto (Portugal), AZ (Holanda), Glasgow Rangers (Escócia), Beşiktaş (Turquia), D. Kiev (Ucrânia) e Standard Liège (Bélgica).
Arsenal, At. Madrid, Fiorentina, Lyon e Stuttgart perfilam-se também na “ante-câmara” da qualificação, já que participarão no play-off final de apuramento, defrontando os 5 vencedores da eliminatória da “Fase de Qualificação de Não Campeões”, na qual participarão: Sporting (Portugal), Celtic (Escócia), Shakhtar Donetsk (Ucrânia), Anderlecht (Bélgica), Panathinaikos (Grécia), – “cabeças-de-série” -, Sparta Praha (R. Checa), D. Moskva (Rússia), Timişoara (Roménia), Twente (Holanda) e Sivasspor (Turquia).
Os Campeões nacionais de 39 países (incluindo o Olympiakos, da Grécia, e o Slavia Praha, da R. Checa) apurarão entre si, por via de sucessivas eliminatórias, os restantes 5 participantes na Fase de Grupos da Liga dos Campeões.
Em relação à nova Liga Europa (substituindo a Taça UEFA), têm participação assegurada no play-off final de apuramento para a Fase de Grupos (12 Grupos de 4 equipas) as seguintes 26 equipas: Everton e Aston Villa (Inglaterra), Villarreal e Valencia (Espanha), Genoa e Lazio (Itália), Toulouse e Guingamp (França), Hertha Berlin e Werder Bremen (Alemanha), Amkar Perm e Zenit St.-Petersburg (Rússia), Dinamo Bucureşti e CFR Cluj (Roménia), Benfica e Nacional (Portugal), Ajax e Heerenveen (Holanda), Hearts (Escócia), Trabzonspor (Turquia), Vorskla Poltava (Ucrânia), Racing Genk (Bélgica), A.E.K. (Grécia), Teplice (R. Checa), Sion (Suíça) e Litex Lovech (Bulgária). Do total de 76 equipas participantes nesta eliminatória, serão apuradas 38 para a Fase de Grupos (às quais se juntarão os 5 clubes eliminados no play-off final de acesso à Liga dos Campeões, assim como as 5 equipas eliminadas na “Fase de Qualificação de Não Campeões”).




Trackback this post | Subscribe to the comments via RSS Feed