Blogosfera em 2007 (I)
3 Dezembro, 2007 at 11:44 am 1 comentário
À semelhança do apresentado em anos anteriores, dou início hoje a uma breve resenha (numa visão necessariamente parcelar e incompleta) sobre alguns dos temas mais em foco ao longo do ano na blogosfera portuguesa, que – ensaiando um novo prisma de abordagem – aqui segmentarei em dois grandes blocos: “A blogosfera em notícia” e “A notícia na blogosfera”.
Visando também limitar a concentração num inevitável predomínio dos blogues mais mediatizados, aqui procurarei ir dando voz também a alguns outros pontos de vista porventura menos do domínio público, sem prejuízo das obrigatórias referências aos blogues mainstream.
Concedendo-me uma pequena liberdade cronológica, que tal se começasse esta retrospectiva do ano de 2007 – com a vertente “A blogosfera em notícia” –, pelo crepúsculo de 2006?
De facto, foi ainda nesse ano, a 28 de Dezembro, que – numa interessante e inovadora iniciativa –, Francisco Seixas da Costa, Embaixador de Portugal no Brasil, dava início ao blogue da Embaixada de Portugal no Brasil, “blogue de informação sobre a actualidade luso-brasileira”, um complemento do site da Embaixada, tendo por objectivo “fornecer curtas notas de actualidade sobre a realidade portuguesa ou luso-brasileira”.
Para, no dia seguinte, surgir o Linha de Conta – Contra o dia burocrático e o modo funcionário de viver (“Linha: direcção, rumo, enfiamento, risca”; “Conta: cálculo, estima, importância”) de Marta Rebelo, fiscalista, uma das principais responsáveis pela nova Lei de Finanças Locais.
O ano de 2007 iniciava-se com o nascimento do Vida Breve (que, depois de um período de suspensão, retomaria novo fôlego a partir de Novembro), do ex-Franco Atirador Luís M. Jorge.
Vida breve teria o blogue criado por Luís Rainha a 2 de Janeiro: o Zona Fantasma encerraria a actividade no final de Março.
A 7, Pedro Rolo Duarte iniciava, na Antena 1, uma série de programas, com entrevistas a autores de blogues, estreando com João Gonçalves (Portugal dos Pequeninos).
João Cândido da Silva e Vítor Matos apelavam, a 11 de Janeiro, “Todos a bordo, este elevador vai partir!”: assim começava o Elevador da Bica.
Numa nova vaga blogosférica, o Ideias Soltas, de Carlos Araújo Alves, e o Adufe (agora na versão “4.0″), de Rui Cerdeira Branco, passavam a residir em “domicílio próprio”.
Depois de uma interrupção de cerca de um mês, a 12, Carlos Albino retomava o Notas Verbais, tratando questões ligadas às temáticas da diplomacia portuguesa, questões da política externa, razões de estado e relações internacionais.
O Procurador-Geral da República, Fernando Pinto Monteiro, referia-se – a 16 de Janeiro, numa audição no Parlamento, na qualidade de Presidente do Conselho Superior do Ministério Público, a propósito de alterações no Código Penal – aos blogues como uma “vergonha”, acrescentando não lhe interessarem; o que suscitaria naturais reacções na blogosfera.
A 17 de Janeiro, a propósito do debate público no âmbito do Referendo sobre a Despenalização da Interrupção Voluntária da Gravidez, Carlos Garcez Osório (explicitando a sua posição pelo “Não”) dava início ao Por uma Discussão Séria – “Espaço aberto a quem queira debater a IVG”.
No mesmo dia, a “Web 2.0″ (e também os blogues) estiveram em debate no programa Clube de Jornalistas, na 2:, com a participação de João Morgado Fernandes (French kissin’), Paulo Querido (Mas certamente que sim!) e Rogério Santos (Indústrias Culturais), que suscitaria comentários no Miniscente e no Divas & Contrabaixos, originando esclarecimentos de João Morgado Fernandes. Rogério Santos e Paulo Querido apresentaram também breves resumos.
A 19 de Janeiro, Luís Carmelo (Miniscente) lançava o “Caso Freelance” – com multiplicação dos blogues “Rute Monteiro” – consubstanciando uma experiência inovadora na blogosfera portuguesa, associada à promoção do seu novo livro “E Deus Pegou-me Pela Cintura”. O episódio suscitaria grande controvérsia a propósito do papel da blogosfera e sua forma de relacionamento com o “mundo real”, de que são exemplo as entradas publicadas no Adufe, Still kissin’, Da Literatura e Tugir.
Também a 19, nascia a Rota da Seda, de Margarida Pinto.
Ainda a propósito do Referendo sobre a Interrupção Voluntária da Gravidez – e em contraponto ao Blogue do Não, criado a 22 de Outubro de 2006, que viria a editar em livro uma colectânea de textos –, surgia, igualmente a 19 de Janeiro, o Sim no Referendo, com um vasto colectivo, de quadrantes ideológicos variados, em defesa da despenalização.
A 22, Paulo Querido reflectia sobre o escrutínio do jornalismo pela blogosfera, em texto publicado no “Observatório da Imprensa”, recordando alguns dos pioneiros do escrutínio do trabalho dos jornalistas e como o trabalho destes “tem sido dos mais (e mais atentamente) escrutinados em Portugal”.
O debate a propósito do Referendo sobre o Aborto chegava então ao “YouTube”, com sucessivos vídeos (resposta e contra-resposta) de Marcelo Rebelo de Sousa e Francisco Louça – com publicação no blogue da Atlântico e no 31 da Armada -, para além de inúmeras referências na blogosfera, por exemplo no Jornalismo e Comunicação e Corta-Fitas… para além da imitação no Gato Fedorento.
O mês de Janeiro encerrava com a criação do blogue “Missão China 2007”; depois das mensagens vídeo de Cavaco Silva no site da Presidência da República, a propósito da visita presidencial à Índia, era agora a vez de o Portal do Governo acompanhar a deslocação do Primeiro-Ministro José Sócrates à China.
Entry filed under: "Blogosfera" em 2007.
1 Comentário Add your own
Deixe um comentário
Trackback this post | Subscribe to the comments via RSS Feed




1. Blogosfera em 2007 « Atrium - Media e Cidadania | 4 Dezembro, 2007 às 4:37 pm
[…] Natal/Fim de Ano volta a cumprir-se; o Memória Virtual começou ontem a sua série de posts ‘Blogosfera em…‘ (desta vez, em 2007). Parabéns, uma vez mais, ao Leonel Vicente pela persistência, pela […]