Blogosfera em 2007 (XII)
18 Dezembro, 2007 at 8:55 am Deixe um comentário
A partir de 1 de Dezembro a Rádio Universitária do Minho passava a apresentar, com periodicidade quinzenal, o “Café com blogs”, «uma conversa descontraída à volta dos temas que fazem a actualidade, dentro e fora da Blogosfera», com Gabriel Silva (Blasfémias) e Tiago Barbosa Ribeiro (Kontratempos).
Na sequência de um artigo publicado por Tiago Mendes no Blogue Atlântico a 30 de Novembro, gerar-se-ia intensa polémica no seio do blogue, alastrando também à blogosfera. Depois de, a 2 de Dezembro, Paulo Pinto Mascarenhas ter procurado “colocar ordem na casa”, Tiago Mendes acabaria por abandonar o grupo de autores da Atlântico, vindo mesmo (a 14 de Dezembro) a criar um blogue “Dever de resposta”. A mini–crise passou nomeadamente por estas entradas.
Entretanto, a 3, nascia o Trio de Rachar – “Tertúlias radiofónicas reflectidas no Ciberespaço”, com a participação de Luísa Teresa Ribeiro (Diário do Minho), Pedro Costa (Rádio Clube) e Pedro Antunes (Jornal de Notícias), blogue que surge como a continuação do programa de rádio “Trio de Jornalistas” (no Rádio Clube). Na mesma data, tinha início o Cadeirão Voltaire, blogue mantido por Sara Figueiredo Costa e Andreia Brites.
No dia seguinte, A Origem das Espécies (de Francisco José Viegas), assim como O Mundo Pessoa, blogue da Casa Fernando Pessoa, reforçavam os blogues do Sapo.
Para, a 11, ser a rede TubarãoEsquilo a apresentar também dois novos projectos: surgiam o Bibliotecário de Babel, novo blogue de José Mário Silva, “Um blogue sobre livros. O que está dentro dos livros, à volta dos livros, antes e depois dos livros” e o Goodnight Moon, da autoria de João Jesus Caetano (também anteriormente autor de A-Metamorfose). A que se juntariam, a 17 e a 19 de Dezembro, A Trompa (de Rui Dinis) e o Miniscente (de Luís Carmelo), passando assim o número de blogues da rede a ascender a 40.
Entretanto, também já a 11 de Dezembro, o Posto de Escuta anunciara o fim da sua actividade.
No dia 15 de Dezembro eram anunciados os vencedores do concurso “Melhor Blog Português 2007”, nas suas múltiplas categorias:
– Animais / Natureza / Ambiente – Menos Um Carro
– Artes e Cultura – Os Livros
– Baby Blog – Crónicas de uma mãe atrapalhada!
– Blogging – TolNetwork
– Cidade / Região – Avenida Central
– Empresarial / Corporativo – Ateliermob
– Design – Design Português
– Desporto – Hóquei em Patins – Treinadores
– Educação – A Educação do Meu Umbigo
– Entretenimento – 7 Olhares
– Fotolog – 10 – 20mm
– Geek – Rui Moura.net
– Generalista – Bitaites
– Hobbies – LegOficina dos Baixinhos
– Humor – Há Vida em Markl
– Informática – Peopleware
– Internet – Webtuga
– Literatura – Da Literatura
– Marketing & Publicidade – PubADdict
– Medicina & Saúde – Sou Natural
– Media – Ponto Media
– Música – David Fonseca
– Negócios e Finanças – Economia & Finanças
– Podcast – Elite Criativa
– Política e Sociedade – Blogue Atlântico
– SEO – Marketing de Busca
– Tecnologia / Gadgets – Tugatronica
– Vídeos – Videoblogs – David Fonseca
– Melhor Blog Português – Bitaites
Todavia, este concurso (para além dos inegáveis méritos que teve, em particular na divulgação de muitos blogues de interesse) viria a ser de alguma forma ensombrado – não obstante os esclarecimentos prestados – pelo facto de 4 dos primeiros 6 classificados fazerem também parte integrante dos membros do júri.
A 28, tinha início “O Senhor Comentador“, com textos de Carlos Quevedo, lidos diariamente pelo actor Vitor Emanuel na Antena Um.
A encerrar o ano, José Pacheco Pereira reflectia uma vez mais sobre o papel da blogosfera, em artigo no Público de 29 de Dezembro, “A cultura de blogue nacional“:
«Os blogues, a blogosfera, são um facto cultural novo nos últimos cinco anos. Não abunda assim tanto a novidade no domínio lato da cultura, para que possa passar despercebida, ou melhor, notada mas não percebida, ou erradamente percebida. Muita coisa nos blogues vem em continuidade do passado, existia noutros meios e sob outras formas, mas mesmo a que apenas fez a transmutação dos media clássicos para os blogues como media mudou também com o meio. Mudou e continua a mudar.»
Entry filed under: "Blogosfera" em 2007.




Trackback this post | Subscribe to the comments via RSS Feed