CENTENÁRIO DE MIGUEL TORGA

12 Agosto, 2007 at 8:35 am 2 comentários

Provavelmente o maior escritor português do século XX, proposto para o Prémio Nobel em 1960, Adolfo Correia da Rocha – que viria a adoptar o pseudónimo de Miguel Torga -, nasceu em 12 de Agosto de 1907, em S. Martinho da Anta, concelho de Sabrosa, Trás-os-Montes, há precisamente 100 anos.

Dele escreveu o Nobel José Saramago: Algumas vezes, nestes últimos tempos, os nossos nomes apareceram juntos, e sempre que tal sucedia não podia evitar o pensamento de que o meu lugar não era ali. Achava que havia em Torga algo que eu gostaria de ter, e não tinha, o direito ganho por uma obra com uma dimensão em todos os sentidos fora do comum.

Para saber mais: http://www.vidaslusofonas.pt/miguel_torga.htm

Miguel Torga já antes fora objecto de referência no Memória Virtual, nomeadamente nas seguintes entradas (transcrições de excertos do seu Diário): I, II, III, IV, V, VI e VII.

Entry filed under: Cultura, Artes e Letras.

ENDEAVOUR REGRESSA AO ESPAÇO TAÇA DA LIGA – 2ª ELIMINATÓRIA

2 comentários Add your own

  • 1. » Ainda Miguel Torga  |  14 Agosto, 2007 às 4:13 pm

    […] Ainda Miguel Torga Para minha ingénua surpresa o centenário do nascimento de Miguel Torga deu azo a uma carrada de artigos sinalizadores criando a tradicional cacofonia de opiniões. Os que se estão lixando e ignoraram (ou que simplesmente não dão para peditórios com data marcada), os que sendo admiradores do todo ou de boa parte (como eu) deixaram nos respectivos blogues algum texto do escritor e, finalmente, os que aproveitaram a ocasião para anti-apologias, alguns ressentimentos e, claro, politiquinha.  E depois claro, sendo polítiquinha há le humor, sempre le humor… Alguns exemplos para todos os gostos:   Onde está a agenda no Palácio da Ajuda? Ao cuidado da agenda da Senhora Ministra da Cultura (Vieira da Silva) Ao cuidado da agenda da Senhora Ministra da Cultura II (Padre António Vieira) Centenário TORGA 1907-2007 NÃO É FÁCIL DIZER BEM – 20 Miguel Torga não é só Cultura CENTENÁRIO DE MIGUEL TORGA     […]

    Responder
  • 2. talita  |  21 Abril, 2008 às 3:49 pm

    no que a historia de vicente relaciona-se com outras historias biblicas?

    Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

Benfica - Quadro global de resultados - Printscreen Tableau
Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Agosto 2007
S T Q Q S S D
« Jul   Set »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Eleições EUA 2008

Twitter

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: