Archive for 31 Janeiro, 2007
A CAIXA QUE MUDOU O MUNDO – 50 ANOS EM PORTUGAL (VI)
Já em fase experimental desde 1963 e com emissões regulares desde Janeiro de 1964, a “Tele-Escola” (ou Televisão Escolar e Educativa), que levaria a escola a alguns dos mais recônditos lugares de Portugal, iniciava-se oficialmente em 23 de Outubro de 1965.
1966 é o ano dos “Magriços”, com a selecção nacional a surpreender o mundo do futebol, com o 3º lugar no Campeonato do Mundo. Inevitavelmente, seria então batido o record de televisores vendidos em Portugal.
A 6 de Agosto do mesmo ano, a televisão portuguesa recorre à maior mobilização de recursos jamais vista, para a grandiosa transmissão em directo da inauguração da Ponte sobre o Tejo, à época Ponte Salazar, hoje Ponte 25 de Abril.
O teatro continuava a ter espaço televisivo, com destaque para “As Árvores Morrem de Pé”, interpretada por Palmira Bastos, na sua última aparição nos ecrãs.
Em 1967, o Papa Paulo VI visita Fátima, por ocasião das cerimónias do 13 de Maio; a televisão realiza então a mais importante cobertura em directo da sua (então ainda curta) história de uma década.
E, poucos dias depois, a RTP voltava a ter uma transmissão internacional a partir de Portugal (por via da rede da Eurovisão), a propósito da final da Taça dos Clubes Campeões Europeus, disputada em 22 de Maio no Estádio Nacional, com os escoceses do Celtic de Glasgow a vencer os italianos do Inter de Milão.
REVISTAS DA UNIVERSIDADE COMPLUTENSE DE MADRID
Encontram-se disponíveis para consulta gratuita online, diversas revistas científicas da Universidade Complutense de Madrid.
(via Jornalismo e Comunicação)



