A CAIXA QUE MUDOU O MUNDO – 50 ANOS EM PORTUGAL (III)

26 Janeiro, 2007 at 8:36 am Deixe um comentário

No mês seguinte, em Abril de 1957, Artur Agostinho apresentava o primeiro concurso televisivo em Portugal: “Quem Sabe, Sabe”, cujo prémio mais cobiçado era… um televisor.

Em Outubro desse ano, a natureza proporcionava um dos primeiros momentos memoráveis da televisão, com a entrada em actividade do vulcão dos Capelinhos, na ilha do Faial, nos Açores, proporcionando imagens simultaneamente dramáticas e de estranha beleza, numa “grande reportagem” de Carlos Tudela, Alexandre Gonçalves e Vasco Hogan Teves.

No mesmo mês dava-se início ao que viria a transformar-se numa “tradição”: Eurico da Fonseca acompanhava o lançamento espacial do Sputnik 1.

Noutra área, nascia uma nova estrela: Maria de Lurdes Modesto e os seus programas de culinária vincariam uma marca na história da televisão em Portugal.

Com o novo ano, de 1958, era introduzida a taxa de televisão, na época calculada em 360 escudos /ano.

A 9 de Fevereiro de 1958, assistia-se à primeira transmissão directa com base numa unidade móvel, a propósito do jogo de futebol entre o Sporting e o Áustria de Viena, que a equipa portuguesa venceria por 4-0, com relato de Domingos Lança Moreira.

Este foi também o ano das eleições presidenciais em que Humberto Delgado ousou enfrentar o regime estabelecido, também acompanhadas pela televisão.

Em 18 de Outubro de 1958 surgia o programa mais antigo da televisão portuguesa: o “Telejornal” (sucedendo ao anterior “Noticiário”), apresentado por grandes figuras da televisão como Gomes Ferreira, Fialho Gouveia, ou Henrique Mendes, entre outros.

A fechar esse ano, a RTP dava início a outra tradição: a transmissão em directo do “Natal dos Hospitais”.

No final de Outubro de 1959, principiavam as emissões regulares a partir dos estúdios do Porto, na mesma altura em que a RTP se tornava membro da UER – União Europeia de Radiodifusão (Eurovisão).

João Villaret apresentava então um programa com espaço para a poesia (declamada), conversa e música, que marcaria também uma época.

Entry filed under: Media e Comunicação.

OLIVEIRENSE – PORTOSANTENSE – 63-0 MICHEL PLATINI PRESIDENTE DA UEFA

Deixe um comentário

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques


Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade
União de Tomar - Recolha de dados históricosSporting de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Janeiro 2007
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.