BLOGOSFERA EM 2006 (XXVIII)
28 Dezembro, 2006 at 8:25 am Deixe um comentário
A 10 de Dezembro eram anunciados os vencedores dos “Melhores Blogues 2006”, conforme eleição promovida pelo Geração Rasca, abrangendo as seguintes seis categorias:
– Melhor Blog Individual Feminino – Miss Pearls
– Melhor Blog Individual Masculino – Estado Civil
– Melhor Blog Colectivo – Blasfémias
– Melhor Blog Temático – Foram-se os Anéis
– Melhor Blog – Blasfémias
– Melhor Blogger – Francisco José Viegas (A Origem das Espécies).
Por estes dias, discutiam-se amplamente as implicações do livro de Carolina Salgado, “Eu, Carolina”, em que revela aspectos da sua vida em comum com Jorge Nuno Pinto da Costa, presidente do FC Porto, alegadamente envolvido em casos de corrupção de árbitros, também implicado em agressão a antigo vereador da Câmara de Gondomar, cuja denúncia terá despoletado o caso “Apito Dourado”.
E, tendo por mote o debate blogosférico a propósito do tema, Pedro Rolo Duarte escrevia no Diário de Notícias, a 13 de Dezembro, o artigo “Um livro que alterna“, em que “classifica os blogues em dois patamares”:
“Por razões profissionais, tenho sido um atento leitor da blogosfera nacional. Independentemente dos juízos de valor que possa fazer sobre este movimento comunicacional, distingo claramente dois patamares de blogues: os que, por serem assinados por personalidades mais ou menos conhecidas (jornalistas, políticos, intelectuais, escritores), gozam de uma relevância que lhes garante alguma influência na rede, e obedecem até a uma espécie de “livro de estilo” que os inscreve numa normalidade próxima dos media clássicos; e os outros, dos anónimos cidadãos, criados muitas vezes ao sabor de uma paixão ou de um ataque de raiva, e que obedecem somente aos “ventos” dos seus autores. Os primeiros são extensões de pessoas, causas, jornais, grupos de cidadãos. Os segundos são, na realidade, a vox populi que habitualmente se encontra nos cafés, nos barbeiros, nos cabeleireiros – e que agora está ali, também, ao alcance de um clique.
[…]
Observando os dois patamares da blogosfera, o que se verifica é que o livro de Carolina Salgado desestabilizou de tal forma a comunidade que encontro reacções cruzadas: há gente circunspecta e de “referência” a brincar com o tema, e há pura vox populi a descobrir motivos de séria apreensão.”
Entry filed under: "Blogosfera" em 2006.




Trackback this post | Subscribe to the comments via RSS Feed