Archive for 22 Dezembro, 2006
BLOGOSFERA EM 2006 (XXV)
O artigo de Miguel Sousa Tavares seria, inevitavelmente, objecto de reacção na blogosfera, nomeadamente por Luís Santos (no Atrium) e Rogério Santos (no Indústrias Culturais), que frisava não se poder “[…] generalizar e desprezar o mundo dos escritores. Ou dos jornalistas. Ou dos blogues“. Seria aliás criado um “grupo de discussão” a propósito deste caso, com referências a outros blogues que comentaram o assunto.
A 2 de Novembro, Francisco Sena Santos, uma singular voz da rádio, passava a disponibilizar crónicas “radiofónicas” diárias, em podcast.
Ainda a propósito da blogosfera e do anonimato nos blogues, no mesmo dia (9), dois artigos, que se juntam a um outro, publicado na revista Visão da semana anterior (de Manuel António Pina – “Anónimos, dizem eles”).
No Público, José Pacheco Pereira (“A diferença entre um quiosque e a blogosfera”), tal como Ferreira Fernandes, na revista Sábado (”A blogosfera”), colocavam a tónica na indispensável segregação entre a “boa” e a “má” blogosfera.
Escreveu Pacheco Pereira: “Vamos admitir, o que não me custa nada, porque até acho que é verdade, que mais de 90 por cento do que está na blogosfera é lixo. Temos em seguida que convir que também 90 por cento do que está nos quiosques é lixo, a julgar pelo nosso quiosque.”; mas, a finalizar, frisa “Tratar os blogues como um quiosque dos jornais indiferenciado é deitar fora o menino com a água do banho. Vamos em seguida falar dos 10 por cento, número optimista eu sei”.
Ferreira Fernandes acrescenta: “Os blogues portugueses, como qualquer lugar, são frequentáveis ou não, depende do que escolhemos”. E indica, de seguida, algumas escolhas, do “melhor” que a blogosfera tem: os textos sobre futebol de “maradona” (A Causa Foi Modificada); a bibliofilia do Almocreve das Petas; o “Assim Mesmo“, que “ensina” português; as “notícias” de Paulo Gorjão no Bloguitica; os textos de João Miranda no Blasfémias, de Rui Tavares no 5 Dias, de Pacheco Pereira no Abrupto, ou do “José”, na Grande Loja do Queijo Limiano.



