Archive for 20 Dezembro, 2006
“7 MARAVILHAS DE PORTUGAL”
Decorrem em paralelo duas votações para eleição das “Novas 7 Maravilhas do Mundo” (votação à escala mundial), e das “7 Maravilhas de Portugal“, cujos resultados serão anunciados em Lisboa no próximo dia 07.07.07.
Em relação à votação nacional, começou-se pela compilação de uma lista de 793 monumentos nacionais, como tal classificados pelo IPPAR, tendo sido convidados 7 peritos para a selecção / nomeação de 77 monumentos.
Subsequentemente, um “Conselho de Notáveis” (composto por representantes de vários quadrantes sociais: arquitectos, historiadores, políticos, actores, sociólogos, engenheiros, empresários, gestores, artistas, jornalistas, economistas, cientistas, escritores, arqueólogos, professores, psicólogos, entre outros), escolheram – com base em critérios estabelecidos pelo painel de peritos, instituições e organismos que tutelam o património – os 21 monumentos finalistas.
A lista completa dos 21 finalistas compreende:
– Castelo de Almourol
– Castelo de Guimarães
– Castelo de Marvão
– Castelo de Óbidos
– Convento de Cristo
– Convento e Basílica de Mafra
– Fortaleza de Sagres
– Fortificações de Monsaraz
– Igreja de São Francisco
– Igreja e Torre dos Clérigos
– Mosteiro da Batalha
– Mosteiro de Alcobaça
– Mosteiro de Sta. Maria de Belém
– Paço Ducal de Vila Viçosa
– Paços da Universidade
– Palácio de Mateus
– Palácio Nacional da Pena
– Palácio Nacional de Queluz
– Ruínas de Conímbriga
– Templo Romano de Évora
– Torre de S. Vicente de Belém
BLOGOSFERA EM 2006 (XXIII)
A 13 de Outubro, a blogosfera associa-se à polémica a propósito da eleição dos “Grandes Portugueses”, proposta por programa televisivo da RTP – ver, por exemplo, entradas no Abrupto (nomeadamente a propósito da “omissão” inicial do nome de António de Oliveira Salazar) e Mas certamente que sim!.
Desde 16, a “Rivolução” do Teatro Rivoli (no Porto) – “Barricados no Rivoli” – também passou pela blogosfera, em blogue do jornal Público.
No mesmo dia, Fátima Rolo Duarte dava início ao f, world.
A partir de 19, Luís Carmelo lança mais uma iniciativa no Miniscente: “Blogues no “Retrovisor” – Extractos de posts que dão conta do olhar (prevenido ou desprevenido) do blogger sempre que contempla pelo retrovisor a paisagem da blogosfera.
No dia seguinte, dá-se o regresso do “Quase em Português”, de Lutz Brückelmann.
Ao mesmo tempo que é criado blogue (entretanto desactivado) que acusa Miguel Sousa Tavares de plágio, na sua obra “Equador”, que rapidamente seria “notícia” (também no “Correio da Manhã“, entre outros jornais, vindo mesmo – na sequência de carta de Miguel Sousa Tavares – a originar apreciação do Provedor dos Leitores do Público – também aqui e aqui):
“Miguel Sousa Tavares está a ser acusado por um blogger de plágio, alegando que o jornalista copiou parágrafos inteiros do livro «Cette Nuit la Liberté» de Dominique Lapierre e Larry Collins, na obra «Equador», um dos maiores sucessos de vendas em Portugal.
O blogue freedomtocopy.blogspot.com apresenta quatro exemplos de «pérolas de exploração de trabalho alheio».
Contactado pelo Diário de Notícias, António Lobato Faria, da Oficina do Livro (editora de Sousa Tavares), disse que esta «difamação cobarde e encapuzada» não resiste ao escrutínio das «supostas provas».
Se vier a dar a cara, o autor da «manipulação» será «imediatamente processado», garante.”
A 22 de Outubro, é criado o “Blogue do Não” – a propósito do referendo sobre a despenalização da Interrupção Voluntária da Gravidez.



