BLOGOSFERA EM 2006 (XX)
15 Dezembro, 2006 at 8:56 am Deixe um comentário
O mês de Setembro é assinalado com uma nova iniciativa de Luís Carmelo, no Miniscente (desde 30 de Agosto), as “Mini-entrevistas” sobre a blogosfera.
A 3, é apresentado um ranking de blogues portugueses, o “Top blogs”, um exercício de ordenação ponderada dos blogues nacionais, organizado pelo blog PubADict.
Com base nesta análise, os blogues de maior notoriedade em Portugal seriam assim ordenados:
1. Blasfémias
2. Abrupto
3. Causa Nossa
4. O Insurgente
5. Rua da Judiaria
6. Blogotinha
7. Blogue dos Marretas
8. Gato Fedorento
9. A Arte da Fuga
10. Mar Salgado
No mesmo dia, o Tugir denuncia a presença de representantes das FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – consideradas pela União Europeia com um grupo terrorista), na Festa do Avante, criando um movimento de indignação.
Numa iniciativa inédita em Portugal, coincidindo com o lançamento do novo semanário, “SOL“, a 16 de Setembro, o site do jornal permite – para além de aceder à edição em papel –, a criação de uma rede de blogues, numa plataforma própria, visando assim a formação de uma “comunidade virtual”.
A 17, Paulo Querido lança o primeiro anúncio em Portugal solicitandobloggers.
No mesmo dia, e na sequência do “Caderno de Verão”, nasce o “5 dias”, com a participação de Rui Tavares, António Figueira, Joana Amaral Dias, Ivan Nunes e Nuno Ramos de Almeida: “5 dias é uma nova experiência de comunicação via internet. Não é blogue colectivo, mas antes uma sucessão de blogues individuais e personalizados ou, melhor ainda, um portal de opinião e notícias com um editor diferente em cada dia da semana. Os editores são os que estão ali acima: de segunda a sexta poderão ser aqui encontrados não só os seus textos, mas também contribuições de terceiros escolhidas e enquadradas pelo respectivo editor.”
O dia seguinte marca o termo do Terceiro Anel, blogue dedicado ao “desporto-rei”.
A 20 de Setembro, os blogues são objecto de análise na revista “Focus”, conforme comentado no Tugir.
A 21 é anunciada a chegada de Pedro Arroja à blogosfera, via Blasfémias, gerando, desde logo, alargada polémica.
Entry filed under: "Blogosfera" em 2006.




Trackback this post | Subscribe to the comments via RSS Feed