Archive for 13 Dezembro, 2005
"ÍNTIMA FRACÇÃO" EM PODCAST
A partir de hoje, a Íntima Fracção está disponível em Podcast!
“E agora o podcast. Isto significa que os tradicionais ouvintes da Íntima Fracção terão um meio de subscrever os lançamentos dos programas, receber o objecto de áudio com o conteúdo e ouvi-lo quando e onde quiser. Mas também significa dizer que muitos novos potenciais ouvintes passarão a conhecer a IF através dos sites específicos de podcasts, principalmente através do iTunes Music Store, que tem milhões de utilizadores por todo o mundo. […] A Íntima Fracção, passará a ser distribuída como podcast através do GavezDois, todas as segundas às 23 horas”.
“[…] mas, como é podcast, você poderá ouvi-lo onde e quando quiser. Estará, assim, também disponível através de diversos directórios de podcasts como iTunes Music Store, Odeo, Podcast.Net, PodNova, Lusocast, etc.”
(via Adufe)
"MIÚDOS SEGUROS NA NET"
Já na semana passada aqui tive oportunidade de fazer referência a uma página com interessantes conteúdos educacionais, ao nível do ensino secundário, em particular na área da História.
Hoje é a vez de referir o Miúdos Seguros na Net: “Como Proteger Crianças e Jovens Destes Riscos Online? A segurança de crianças e adolescentes na Internet é hoje alvo da atenção de famílias, escolas e comunidades. Isto para não falar de governos (locais e centrais), empresas do sector das tecnologias de informação, órgãos de comunicação social, etc.”
Desde os “conteúdos impróprios” (pornografia, violência, racismo) aos possíveis contactos com pessoas mal intencionadas (por via dos chats ou grupos de discussão, por exemplo), passando pelo comércio / práticas comerciais e publicitárias não-éticas (destinadas a “enganar” os utilizadores, ou promovendo a recolha de informações que violam a privacidade), constituem perigos reais para as crianças e jovens na utilização da Internet, de acordo com o relatório de um programa piloto financiado pela Comissão Europeia em 1999, no âmbito do seu Plano de Acção Para a Utilização Segura da Internet.
A que se podem também agora juntar os “comportamentos irresponsáveis ou compulsivos” (podendo conduzir à dependência) e o copyright (violação dos direitos de autor, pelas cópias ou partilha ilegais de ficheiros ou programas informáticos).



