Archive for 5 Dezembro, 2005
1 MÊS
Correm depressa os dias felizes, quase sem darmos conta.
Uma semana, duas, três… já 1 mês de momentos cujo encanto e magia gostaríamos de “cristalizar” numa cápsula do tempo, para permanentemente reviver…
Com a firme convicção de tantos momentos de felicidade ainda por partilhar!
MUNDIAL 2006 (LII) – 1970
A IX edição do Campeonato do Mundo de Futebol registou um número de inscritos similar ao registado na anterior edição, ascendendo a 75 países (com a estreia da Argélia, Bermudas, Camarões, El Salvador, Líbia, N. Zelândia, Rodésia e Zâmbia).
Não obstante, dada a desistência – verificada no Mundial de 1966 – dos países africanos, participariam nos jogos da Fase de Qualificação um total de 68 países (visando apurar os 14 finalistas que se reuniriam aos países qualificados de ofício: a Inglaterra, como Campeão do Mundo em título; o México, como país organizador), o que passava a constituir um novo record até à data.
Cerca de metade dos países que haviam disputado os ¼ final do Campeonato de 1966, seriam eliminados logo na fase de qualificação, entre eles Portugal, último classificado de um grupo vencido pela Roménia.
A Hungria, recém Campeã Olímpica (também no México, em 1968), seria eliminada no desempate com a Checoslováquia, assim falhando a presença numa Fase Final de um Campeonato do Mundo, pela primeira vez desde 1950.
A Coreia do Norte seria desqualificada por se recusar a defrontar a selecção de Israel. A Argentina seria surpreendentemente eliminada pelo Peru.
O jogo entre as Honduras e El Salvador viria a originar o início de um conflito entre ambos os países. No campo, os salvadorenhos levariam a melhor, apurando-se para a Fase Final.
Em África, a selecção de Marrocos tornar-se-ia na primeira a alcançar a qualificação para um Mundial (em 1934, o Egipto fora apurado sem ter necessidade de disputar qualquer partida).
A Austrália eliminaria a Rodésia (actual Zimbabwe) num jogo em campo neutro, disputado em Moçambique; contudo, viria a ser eliminada por Israel (que afastara também a N. Zelândia).
EMPRESA PORTUGUESA FORNECE BILHETES PARA JOGOS OLÍMPICOS
Em mais uma distinção de eleição para uma entidade portuguesa, os (2 milhões) bilhetes para os Jogos Olímpicos de Inverno, a disputar em Turim entre 10 e 26 de Fevereiro de 2006, serão fabricados em Portugal, pela Litho Formas, sociedade gráfica responsável pela emissão dos bilhetes do EURO 2004 (cerca de 1,2 milhões).



