“REPÚBLICA MOLDAVA DO DNIESTRE”?

30 Setembro, 2003 at 7:42 pm

Numa estreita faixa de terra, encravada entre a Ucrânia e a Moldávia, com uma superfície de 4 000 km2, subsiste uma improvável e auto-proclamada República, com 800 000 habitantes, nascida em 1990, na sequência do caótico desaparecimento da ex-URSS, apesar de não reconhecida por nenhum outro país.

Tiraspol, a “capital” surge como uma cidade soviética petrificada, com paradas militares junto da gigantesca estátua de Lenine.

Na “Transnitria” (região “para além do Dniestre”), a prática da língua romena é considerada um crime político. A sua adopção, em 1989, como língua oficial na Moldávia, tornou-se o rastilho da tendência secessionista da região maioritariamente de expressão russa.

Nos últimos 10 anos, beneficiando da fraqueza dos corruptos governos moldavos e da cumplicidade das máfias russas e ucranianas, a “Transnitria” tornou-se um “paraíso do crime organizado”. Os tráficos ilícitos (de armas, tabaco, droga, álcool, petróleo, prostituição ou branqueamento de capitais) – essencialmente um negócio de família – tornaram-se na base de sustentação da “economia” do território.

Com a prevista (para 2007) adesão à União Europeia da Bulgária e da Roménia, o conflito que opõe a região da “Transnitria” à Moldávia ficará às “portas” da nova Europa alargada; é neste âmbito que os responsáveis europeus equacionam a possibilidade de envio de uma força de manutenção de paz.

[326]

Entry filed under: Internacional.

MODERNIDADE NASCEU NA IDADE MÉDIA (II) TSF


Autor – Contacto

Destaques


Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade
União de Tomar - Recolha de dados históricosSporting de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Setembro 2003
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.