MODERNIDADE NASCEU NA IDADE MÉDIA (I)

29 Setembro, 2003 at 7:21 am

Continuando a divulgação de textos publicados em edição dos jornais do “Grupo Lusomundo”, denominada “Notícias do Milénio”, inicia-se mais esta “Semana da História”, abordando desta vez o período conhecido por “Idade Média”.

.A Idade Média está hoje na moda, sobretudo a de expressão ocidental latina, sobre a qual vai incidir predominantemente, neste condensado texto, a nossa atenção.

.

A Idade Média tem sido considerada, indevidamente, uma fase em branco na ordenação dos tempos, por isso a designação de .média., uma suspensão do movimento de progressão, entalada entre a Antiguidade, romanticamente ampliada, e a Modernidade, cujo progresso parecia relativizar tudo o que a precedeu.

.

Inicie-se no século V e termine-se no século XIV . não faltam razões para serem outras as balizas temporais ., a Idade Média é um período demasiado longo, cuja unidade somente o pragmatismo pedagógico da visão dos historiadores consegue manter.

Foram muitos séculos, múltiplas culturas, diversos povos . romanos e bárbaros ., vários impérios, religiões diferenciadas, pulverização de línguas, fragmentações políticas, uma enormidade de protagonistas individuais e colectivos, desvairadas filosofias, teologias ortodoxas e heterodoxas..

“Modernidade nasceu na Idade Média” (Joaquim Cerqueira Gonçalves) . “Notícias do Milénio”

[321]

Entry filed under: Semana da História.

1942 – HOLOCAUSTO 90 % DE POPULARIDADE


Autor – Contacto

Destaques


Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade
União de Tomar - Recolha de dados históricosSporting de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Setembro 2003
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.