GUINÉ-BISSAU – 30 ANOS DE "INDEPENDÊNCIA"

24 Setembro, 2003 at 10:21 pm

A Guiné-Bissau comemora hoje os 30 anos da “declaração de Independência”, num ambiente algo conturbado, de contestação ao recém-nomeado primeiro-ministro interino, Artur Sanhá, secretário-geral do PRS, partido criado pelo deposto presidente Kumba Ialá, entretanto substituído por Henrique Rosa.

Num período de transição, visando a preparação das próximas eleições, a nomeação de Artur Sanhá está a ser percebida como uma tentativa de “evolução na continuidade”, de que a Guiné necessita de se libertar.

Perfilam-se como principais partidos concorrentes, o “histórico” PAIGC (provavelmente com menos possibilidades de vencer), o PUSD (do antigo primeiro-ministro Francisco Fadul) e a RGB (Resistência da Guiné-Bissau, partido constituído nomeadamente por quadros formados em Portugal).

Nas anteriores eleições, o PRS conquistara 38 dos 102 lugares na Assembleia Nacional, contra 28 da RGB e 24 do PAIGC.

Este é uma oportunidade de provar que a Guiné-Bissau é um país de futuro – a qual não poderá ser desperdiçada – o que implica que os políticos assumam como principal motivação (“única”) servir a Guiné e o povo guineense.

[310]

Entry filed under: Internacional.

AMIGOS vs. COLEGAS (II) "Entrada do dia" (Quarta) – Innersmile


Autor – Contacto

Destaques


Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade
União de Tomar - Recolha de dados históricosSporting de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Setembro 2003
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.