FUTUROS MEMBROS DA UNIÃO EUROPEIA – ESLOVÉNIA (III)

24 Setembro, 2003 at 8:03 am 1 comentário

Com o final da guerra e a vitória dos Aliados em 1945, e na sequência de eleições, em que os comunistas venceram, foi proclamada a República Federal Popular da Jugoslávia (tornando-se a Eslovénia uma das 6 repúblicas federadas).

Em 1953, Tito marca a ruptura com os países comunistas, passando, em 1956, a ser um dos fundadores do .Bloco dos Não-Alinhados..

Em 1963 a federação altera a sua designação para República Federal Socialista da Jugoslávia, passando, a partir de 1971, a presidência a ser rotativa, de modo a que todas as repúblicas pudessem presidir ao país. Após a morte de Tito, em 1980, a Jugoslávia continuou a ser presidida por dirigentes de cada uma das repúblicas, rotativamente, até ao fim da década, assistindo-se, não obstante, ao aumento crescente do nacionalismo dos povos que constituíam a federação Jugoslava.

A instabilidade fazia-se sentir por toda a Jugoslávia, sobretudo porque, em 1989, Slobodan Milosevic, entretanto eleito presidente da Sérvia, com a pretensão de unir num só estado – a “Grande Sérvia” – todos os Sérvios, retirou a autonomia concedida por Tito ao Kosovo e a Vojvodina e respondeu com violência aos protestos dos albaneses do Kosovo perante esta medida.

Em 1990, realizaram-se eleições – livres, pela primeira vez – na Jugoslávia, tendo Milan Kucan assumido o poder na Eslovénia. A 23 de Dezembro desse ano foi realizado um referendo no qual mais de 88% dos Eslovenos afirmou querer a independência e três dias depois os resultados foram divulgados. É nessa data, 26 de Dezembro, que os Eslovenos celebram o Dia da Independência.

A 25 de Junho de 1991, a Eslovénia declarava independência, a que se seguiram dez dias de guerra (de 27 de Junho a 7 de Julho), passando então a Eslovénia a ser o primeiro estado independente de entre as repúblicas da ex-Jugoslávia.
Em Janeiro de 1992 a União Europeia reconheceu oficialmente a Eslovénia como estado independente e em Maio do mesmo ano a Eslovénia tornou-se membro permanente da Organização das Nações Unidas.

O final de 1995 foi marcado pela retirada dos ex-comunistas do governo de coligação. Nas eleições de Janeiro de 1997, com a vitória dos liberais-democratas, liderados pelo primeiro-ministro Janez Drnovsek, a adesão à União Europeia passou então a ser claramente assumida como prioridade do Governo.

[307]

Entry filed under: Novos países União Europeia.

1940 – CONCORDATA AMIGOS vs. COLEGAS (I)

1 Comentário

  • 1. Leandro's avatar Leandro  |  9 Novembro, 2004 às 10:30 pm

    Seria possível vocês mandarem para meu e-mail mais informações sobre o futuro aliado dA U.E. ESLOVÊNIA.

    OBRIGADO


Autor – Contacto

Destaques


Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade
União de Tomar - Recolha de dados históricosSporting de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Setembro 2003
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.