FUTUROS MEMBROS DA UNIÃO EUROPEIA – ESLOVÉNIA (II)

23 Setembro, 2003 at 7:15 am

Em 1867 o imperador Francisco José concedeu autonomia à Hungria, e o Império passou a ser chamado de Austro-Húngaro. Com a ocupação da Bósnia em 1878 e a sua anexação em 1908, cresceram as esperanças Eslavas na instituição de uma monarquia tripartida (Austríacos-Húngaros-Eslavos), o que não veio contudo a acontecer.

A Eslovénia viria a sofrer bastante com a primeira Guerra mundial, sobretudo a partir do ataque da Itália a Áustria em 1915. Como uma grande parte da fronteira entre o Império Austro-Húngaro e a Itália se situava na parte Eslovena, foi nesse local que, durante dois anos, se travaram as mais terríveis batalhas entre Italianos e Austro-Húngaros.

Com o termo do conflito, em 1918, assiste-se então à queda do Império Austro-Húngaro e à formação de vários países no espaço que era dominado pelos Habsburgos, como a Hungria, Polónia e Checoslováquia. Também os pan-Eslavistas conseguiram finalmente unir todos os Eslavos do Sul num Estado único e soberano, o .Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos., que incluía ainda a Bósnia-Herzegovina, a Macedónia, o Montenegro e as províncias de Vojvodina e Kosovo . integrava seis nações (Sérvios, Croatas, Eslovenos, Macedónios, Montenegrinos e Bósnios), três religiões (católicos, ortodoxos e muçulmanos), três línguas (Esloveno, Macedónio e Servo-croata) e até dois alfabetos (cirílico e latino). A relação entre os diversos povos nunca foi totalmente pacífica, tendo os Sérvios imposto o centralismo.

Em 1929, o reino passou a chamar-se Jugoslávia (.terra dos Eslavos do Sul.), realçando a característica comum, na procura de unificação do povo.

Com a Segunda Guerra Mundial, o território da Jugoslávia foi dividido entre os invasores alemães e italianos, cabendo ainda uma parte à Bulgária e à Hungria.

Na Croácia, os Ustachi (que tinham ideologia de extrema-direita), receberam o apoio dos seus aliados Alemães e Italianos e proclamaram a independência. Nos outros países da Jugoslávia, o movimento de resistência à ocupação de maior predomínio foi o liderado por Jozip Broz (que mais tarde passaria a ser conhecido pelo apelido “Tito”) . inicialmente com o apoio da URSS, tendo recebido posteriormente também o apoio do Reino Unido e dos EUA.

[301]

Entry filed under: Novos países União Europeia.

1939 – “E TUDO O VENTO LEVOU” O “PODER DA NET”


Autor – Contacto

Destaques


Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade
União de Tomar - Recolha de dados históricosSporting de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Setembro 2003
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.