FUTUROS MEMBROS DA UNIÃO EUROPEIA – ESLOVÉNIA (I)

22 Setembro, 2003 at 9:13 am

Nos séculos IV e III a.C. os Celtas chegaram ao que constitui o actual território do país, tendo criado um estado chamado Noricum. No século I a.C. Noricum foi anexado pelo Império Romano e surgiram cidades romanas na Eslovénia, das quais as principais eram Emona (Ljubljana), Celeia (Celje) e Poetovia (Ptuj). Quando, no século V d.C., se deu a divisão do Império Romano, o território étnico Esloveno ficou, juntamente com o Croata, no Império Romano do Ocidente.

Ainda no século V, o território foi invadido pelos Hunos e pelos Germânicos, tendo no século VI chegado os Eslavos, povo de quem os Eslovenos efectivamente descendem. Os Eslavos formaram o primeiro estado Eslavo e que seria o berço da nação Eslovena: o ducado de Carantania, na zona onde actualmente se situa a Caríntia.
Em meados do século VIII o ducado passou a pertencer à Baviera que, em 788, viria a ser conquistada por Carlos Magno (rei dos Francos).

Em 907 foi a vez dos Magiares invadirem o território, mas foram vencidos cerca de meio século depois, tendo-se então estabelecido na zona da actual Hungria.

Em 1335, a maior parte desse território passou a pertencer ao Império dos Habsburgos; durante cerca de 600 anos, as classes superiores germanizaram-se, tendo, não obstante, o povo mantido a sua identidade eslava.

O século XV foi marcado pelas incursões turcas pelo território da actual Eslovénia.

No final do século XVII, os Turcos retiraram-se da Bósnia e da Sérvia.

Em 1809, as tropas Napoleónicas invadiram o território Esloveno. A quase totalidade daquilo que é hoje a Eslovénia foi integrada, juntamente com parte da Croácia, Bósnia-Herzegovina, Sérvia e Montenegro, naquilo a que Napoleão chamou “Províncias Ilíricas”, das quais Ljubljana era a capital. Em 1813, os franceses retiraram-se da região, tendo o território voltado a pertencer ao império dos Habsburgos.

A verdadeira luta da Eslovénia pela independência começa por esta altura, atingindo o seu ponto mais significativo em Março de 1848, quando foi lançado o primeiro programa político Esloveno, que defendia a união de todos os eslovenos num único estado, falando a língua eslovena.

[295]

Entry filed under: Novos países União Europeia.

1939 – NEUTRALIDADE OS "BLOGUES" NA CAMPANHA ELEITORAL


Autor – Contacto

Destaques


Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade
União de Tomar - Recolha de dados históricosSporting de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Setembro 2003
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.