Archive for 22 Setembro, 2003
"MODELO ESTRATÉGICO DA ECONOMIA"
O professor universitário e ex-ministro das Finanças Ernâni Lopes considera o modelo estratégico da economia portuguesa “esgotado”, apontando o turismo, o ambiente, as cidades e os serviços como as apostas do futuro.
E o Governo, o que pensará desta reflexão?
[298]
"NO SMOKING"
Uma notícia que vai “irritar” muita gente: “Fumar em bares, cafés e restaurantes deveria ser proibido, afirmou o comissário de saúde da União Europeia“. O comissário diz suportar esta medida devido aos riscos do tabagismo para a saúde dos fumadores passivos.
[297]
OS "BLOGUES" NA CAMPANHA ELEITORAL
As eleições presidenciais norte-americanas apenas decorrerão em Novembro de 2004; não obstante, perfilam-se os candidatos às primárias do Partido Democrata, nesta altura já com 10 “interessados”: a ex-senadora Carol Moseley Braun, o ex-general Wesley Clark (último a entrar “na corrida”), o médico Howard Dean, os senadores John Edwards, Bob Graham e Joe Lieberman, os congressistas Richard Gephardt e Dennis Kucinich, o veterano do Vietname John Kerry e o reverendo Al Sharpton. Pode ver o perfil dos pré-candidatos à nomeação pelo Partido Democrata.
Sem que tal represente, obviamente, qualquer tipo de preferência (nós não temos direito de voto nestas eleições… que, não obstante, acabam por ter, inevitavelmente, reflexos sobre o “futuro do mundo”), Howard Dean (actualmente líder nas sondagens) foi também o primeiro candidato a criar o seu próprio “blogue”.
P.S. Mais um agradecimento, ao “novo” Adufe (agora no weblog.com).
[296]
FUTUROS MEMBROS DA UNIÃO EUROPEIA – ESLOVÉNIA (I)
Nos séculos IV e III a.C. os Celtas chegaram ao que constitui o actual território do país, tendo criado um estado chamado Noricum. No século I a.C. Noricum foi anexado pelo Império Romano e surgiram cidades romanas na Eslovénia, das quais as principais eram Emona (Ljubljana), Celeia (Celje) e Poetovia (Ptuj). Quando, no século V d.C., se deu a divisão do Império Romano, o território étnico Esloveno ficou, juntamente com o Croata, no Império Romano do Ocidente.
Ainda no século V, o território foi invadido pelos Hunos e pelos Germânicos, tendo no século VI chegado os Eslavos, povo de quem os Eslovenos efectivamente descendem. Os Eslavos formaram o primeiro estado Eslavo e que seria o berço da nação Eslovena: o ducado de Carantania, na zona onde actualmente se situa a Caríntia.
Em meados do século VIII o ducado passou a pertencer à Baviera que, em 788, viria a ser conquistada por Carlos Magno (rei dos Francos).
Em 907 foi a vez dos Magiares invadirem o território, mas foram vencidos cerca de meio século depois, tendo-se então estabelecido na zona da actual Hungria.
Em 1335, a maior parte desse território passou a pertencer ao Império dos Habsburgos; durante cerca de 600 anos, as classes superiores germanizaram-se, tendo, não obstante, o povo mantido a sua identidade eslava.
O século XV foi marcado pelas incursões turcas pelo território da actual Eslovénia.
No final do século XVII, os Turcos retiraram-se da Bósnia e da Sérvia.
Em 1809, as tropas Napoleónicas invadiram o território Esloveno. A quase totalidade daquilo que é hoje a Eslovénia foi integrada, juntamente com parte da Croácia, Bósnia-Herzegovina, Sérvia e Montenegro, naquilo a que Napoleão chamou “Províncias Ilíricas”, das quais Ljubljana era a capital. Em 1813, os franceses retiraram-se da região, tendo o território voltado a pertencer ao império dos Habsburgos.
A verdadeira luta da Eslovénia pela independência começa por esta altura, atingindo o seu ponto mais significativo em Março de 1848, quando foi lançado o primeiro programa político Esloveno, que defendia a união de todos os eslovenos num único estado, falando a língua eslovena.
[295]
1939 – NEUTRALIDADE
“Salazar reafirma a posição de neutralidade equidistante de Portugal no âmbito da II Guerra Mundial.”
[294]
1939 – “BLITZKRIEG”
“Em 1 de Setembro, exércitos do III Reich invadem a Polónia em três frentes, realizando a chamada blitzkrieg, guerra relâmpago. Um ano antes, Adolfo Hitler anexara a Áustria e ocupara os Sudetas. De igual modo, Benito Mussolini invadira a Etiópia (antiga Abissínia), em 1935. Antes da invasão da Polónia, Hitler garantira a não intervenção da URSS.”
[293]
“Entrada do dia” (Domingo) – Desejo Casar
“Lisboa-Açores-Porto-Colónia / desabafo em 3 fusos horários”
…
“3. Há pouco mais de 4 meses que entrei nisto. Tenho na cabeça uma ideia precisa do tempo que tenciono ficar por cá. Uma coisa é certa: nesse tempo nunca deixei de cumprir um prazo no trabalho, nunca deixei de jantar com amigos e sair à noite, nunca anulei um compromisso. Como? Passei a ver menos uma hora de televisão por dia. Na verdade, até conheci pessoas novas e consegui algumas oportunidades, em parte, devido ao DC.
4. Gosto disto por várias razões: porque existem, de facto, pessoas que queremos ler diariamente; porque movimenta milhares de pessoas, milhares num espaço sem dono, em que o João Silva está no mesmo grau que o Pacheco Pereira; porque é feito por puro amor à camisola (valha-nos Deus!) e por uma razão bem superior.
…
7. … Se assumo o nome próprio e um possessivo antes da palavra “vida”, creiam bem que utilizo apenas o que considero fazer parte de uma reserva partilhável, susceptível de merecer segundas leituras e chegar às memórias afectivas de outros. Admito, contudo, já ter falhado ou vir a falhar. É mais do que certo. Até porque não sigo influências ou estilos. Ando à procura do meu. O que me leva à última razão para andar nesta aventura. Estou a aprender a pensar e escrever melhor.”
Pode ler o texto completo no Desejo Casar.



