"RESPONSABILIDADE SOLIDÁRIA PELO BEM COMUM" (II)

18 Setembro, 2003 at 8:14 pm

Como o prometido é devido, volto às “grandes linhas” da carta pastoral da Conferência Episcopal Portuguesa.

Nesse documento, na sequência do “diagnóstico” dos chamados “pecados sociais”, são enumerados os grandes princípios da doutrina social da Igreja:

– Primado da pessoa humana sobre as instituições sociais
– Busca do bem comum como horizonte da vida social
– Solidariedade no bem comum
– Subsidiariedade como defesa e promoção da pessoa e da sociedade civil

Mais adiante, é abordada a aplicação desses mesmos princípios a algumas áreas do “bem comum”:

– Trabalho digno, justo e reconhecido.
– Os media ao serviço do bem comum.
– O bem comum e a defesa do ambiente.
– Os acidentes na estrada e o bem comum.
– A responsabilidade comum pelos impostos.
– Saúde e bem-estar da comunidade.
– A educação ao serviço de todos.

Em conclusão, apela-se a “todos os cidadãos, aos católicos e a todos os que partilham os princípios éticos da doutrina social da Igreja”, que promovam o bem comum, renovando nomeadamente os “seguintes dinamismos”:

– da esperança contra os pessimismos,
– da confiança contra os derrotismos,
– da participação contra os passivismos,
– do empenhamento responsável no bem comum contra os refúgios nos individualismos,
– da paz contra os terrorismos, conflitos e guerras,
– do cuidado pelo ambiente contra os desastres ecológicos e comportamentos irresponsáveis,
– da solidariedade e da subsidiariedade contra os egoísmos e injustiças
.

P.S. Mais um agradecimento, à Catarina, que sabe que a leio desde o dia 28 de Junho (1º dia em que conheci a “blogosfera” e “inaugurei” o aaanumberone).

[279]

Entry filed under: Sociedade.

"HERÓIS DA BD" (IV) – CORTO MALTESE 1936 – ABDICAÇÃO DE EDUARDO VIII


Autor – Contacto

Destaques


Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade
União de Tomar - Recolha de dados históricosSporting de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Setembro 2003
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.