1936 – 39 – GUERRA CIVIL DE ESPANHA

18 Setembro, 2003 at 7:53 am

“A vitória eleitoral da Frente Popular (com republicanos e comunistas) não agrada aos “nacionalistas” da Renovação Espanhola, de José Calvo Sotelo, aos monárquicos e ao exército. Falangistas matam um tenente da força policial republicana. Em represália, é assassinado Calvo Sotelo. Inicia-se uma rebelião militar em Melila, que se estende a toda a Espanha. Forma-se em Burgos uma junta militar, com o apoio de Hitler, Mussolini e Salazar (alguns portugueses envolvem-se militarmente, sob a designação “Os Viriatos”). URSS, México e muitos estrangeiros agrupados nas Brigadas Internacionais apoiam a Frente Popular. O conflito (causador de 800 mil mortos) salda-se pela vitória dos nacionalistas. O generalíssimo Franco assume a chefia do Estado até morrer, em 1975.”

[276]

Entry filed under: Factos do Século XX.

"Entrada do dia" (Quarta) – Retorta RESPONSABILIDADE SOCIAL


Autor – Contacto

Destaques


Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade
União de Tomar - Recolha de dados históricosSporting de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Setembro 2003
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.