Archive for 18 Setembro, 2003

"RESPONSABILIDADE SOLIDÁRIA PELO BEM COMUM" (II)

Como o prometido é devido, volto às “grandes linhas” da carta pastoral da Conferência Episcopal Portuguesa.

Nesse documento, na sequência do “diagnóstico” dos chamados “pecados sociais”, são enumerados os grandes princípios da doutrina social da Igreja:

– Primado da pessoa humana sobre as instituições sociais
– Busca do bem comum como horizonte da vida social
– Solidariedade no bem comum
– Subsidiariedade como defesa e promoção da pessoa e da sociedade civil

Mais adiante, é abordada a aplicação desses mesmos princípios a algumas áreas do “bem comum”:

– Trabalho digno, justo e reconhecido.
– Os media ao serviço do bem comum.
– O bem comum e a defesa do ambiente.
– Os acidentes na estrada e o bem comum.
– A responsabilidade comum pelos impostos.
– Saúde e bem-estar da comunidade.
– A educação ao serviço de todos.

Em conclusão, apela-se a “todos os cidadãos, aos católicos e a todos os que partilham os princípios éticos da doutrina social da Igreja”, que promovam o bem comum, renovando nomeadamente os “seguintes dinamismos”:

– da esperança contra os pessimismos,
– da confiança contra os derrotismos,
– da participação contra os passivismos,
– do empenhamento responsável no bem comum contra os refúgios nos individualismos,
– da paz contra os terrorismos, conflitos e guerras,
– do cuidado pelo ambiente contra os desastres ecológicos e comportamentos irresponsáveis,
– da solidariedade e da subsidiariedade contra os egoísmos e injustiças
.

P.S. Mais um agradecimento, à Catarina, que sabe que a leio desde o dia 28 de Junho (1º dia em que conheci a “blogosfera” e “inaugurei” o aaanumberone).

[279]

18 Setembro, 2003 at 8:14 pm

"HERÓIS DA BD" (IV) – CORTO MALTESE

Criação de Hugo Pratt, Corto Maltese, o aventureiro dos mares, é um corsário dos tempos perdidos, tendo surgido pela primeira vez na revista italiana “Sgt. Kirk”, em Julho de 1967 (em “A Balada do Mar Salgado”, não assumindo ainda o papel de protagonista).

Na história da vida de “Corto Maltese” (segundo a ideia do seu criador italiano), nascia em 1887 em Malta, de mãe cigana e pai marinheiro da Cornualha, tendo vivido as suas variadas aventuras nos quatro cantos do mundo, até desaparecer obscuramente durante a Guerra Civil de Espanha; este final nunca viria a ser escrito nem desenhado, dado o despararecimento de Pratt em 1995.

P. S. Novos agradecimentos, ao Tolentino e ao Galo de Barcelos.

[278]

18 Setembro, 2003 at 1:42 pm

RESPONSABILIDADE SOCIAL

Começa hoje o primeiro site português cuja temática é a responsabilidade social das empresas (“uma gestão norteada por objectivos relacionados não só com os proveitos, tal como era antigamente, mas também com uma preocupação com o planeta e com as pessoas“), desenvolvido pela Saír da Casca.

[277]

18 Setembro, 2003 at 8:04 am

1936 – 39 – GUERRA CIVIL DE ESPANHA

“A vitória eleitoral da Frente Popular (com republicanos e comunistas) não agrada aos “nacionalistas” da Renovação Espanhola, de José Calvo Sotelo, aos monárquicos e ao exército. Falangistas matam um tenente da força policial republicana. Em represália, é assassinado Calvo Sotelo. Inicia-se uma rebelião militar em Melila, que se estende a toda a Espanha. Forma-se em Burgos uma junta militar, com o apoio de Hitler, Mussolini e Salazar (alguns portugueses envolvem-se militarmente, sob a designação “Os Viriatos”). URSS, México e muitos estrangeiros agrupados nas Brigadas Internacionais apoiam a Frente Popular. O conflito (causador de 800 mil mortos) salda-se pela vitória dos nacionalistas. O generalíssimo Franco assume a chefia do Estado até morrer, em 1975.”

[276]

18 Setembro, 2003 at 7:53 am

"Entrada do dia" (Quarta) – Retorta

“Educação e cidadania” 

“Hoje a minha filha mais velha iniciou o 2º ciclo de escolaridade. Vai para uma escola pública e começa dessa forma a sua aprendizagem do mundo e da cidadania num ambiente mais real. 

Não posso esconder as minhas inquietações face a esta nova etapa. Não são tanto as questões da insegurança que me preocupam (embora ninguém hoje possa estar livre delas), mas mais o seu crescimento como ser humano e cidadã. 

Inquieta-me muito mais que a escola possa ser apenas um lugar onde se apele à memorização de factos inúteis, e que apenas se procure fazer sair alunos com a escolaridade mínima concluída, sem se preocupar se estão realmente preparados para serem úteis para a sociedade e satisfeitos com o seu crescimento como pessoas.” 

Pode ler o texto completo no Retorta

18 Setembro, 2003 at 7:52 am


Autor – Contacto

Destaques


Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade
União de Tomar - Recolha de dados históricosSporting de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Setembro 2003
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.