REVISTA(s) DA SEMANA

14 Setembro, 2003 at 9:20 am

Visão (11 Setembro)

.O Conselho Superior da Magistratura já decidiu: Rui Teixeira mantém-se à frente do processo de pedofilia da Casa Pia. A decisão foi tomada por maioria dos magistrados presente, com doze votos a favor e três contra.

Está aí uma nova vaga de calor. Com ela voltaram também os incêndios. Algumas zonas do País debatem-se com chamas. Há aldeias e vilas ameaçadas. Como é possível que os fogos lavrem mal o mercúrio sobe nos termómetros? É normal haver uma «época de fogos», tal como existem a época balnear e a de caça? Portugal aprendeu com a calamidade de há um mês? Que futuro para a nossa floresta? Quem é responsável?

Os atentados de 11 de Setembro de 2001 mudaram o mundo, agora um sítio mais perigoso para se viver. Em dossier encontrará, sob a forma de texto e imagem, tudo o que precisa para recordar o que aconteceu, há dois anos, e compreender os processos que se desencadearam desde então.

A detentora da pasta dos Negócios Estrangeiros da Suécia, Ann Lindh, morreu vítima de atentado sofrido, tendo sido esfaqueada por um desconhecido num centro comercial de Estocolmo..

Weekly Standard (15 Setembro)

A oposição de Donald Rumsfeld ao aumento do número de tropas no Iraque força a administração Bush a dialogar com as Nações Unidas, solicitando o apoio de forças internacionais. Mas o envio de tropas internacionais pode tornar-se difícil. e os EUA necessitarão continuar a mobilizar forças e suporte financeiro.

Newsweek, Time, U. S. News & World Report (15 Setembro)

Marcando o segundo aniversário dos ataques terroristas de 11 de Setembro, as revistas escolhem diferentes perspectivas.

A Newsweek lista os nomes dos 433 americanos mortos na guerra ao terror desde os ataques, apresentando breves retratos de alguns deles. Noutro artigo, diversas viúvas descrevem a tomada de conhecimento da morte dos maridos.

A Time procura analisar as ligações da A. Saudita ao .terror islâmico.; referindo que o governo prendeu mais de 200 suspeitos de pertencer a Al-Qaeda, por outro lado, reporta também o suporte financeiro dado pelo país a instituições internacionais dedicadas à promoção do Wahhabismo, em locais tão díspares como o Kosovo e Cambodja. Um oficial norte-americano confirma que .quase certamente., haverá dúzias de agentes da Al-Qaeda no Iraque.

A U. S. News interroga .Estamos mais seguros?. e avalia a guerra contra o terror. Osama Bin Laden continua .à solta., apesar de muitos outros operacionais da Al-Qaeda terem sido capturados. Mas a guerra no Iraque e o caos que se lhe seguiu pode tornar-se um .convite. a um novo cenário de operações da Al-Qaeda. Outros problemas: a carga aérea ainda é insuficientemente vistoriada e, em muitos estados, os fundos escasseiam para as actividades de controlo e segurança (como a dos bombeiros).

Pode ver mais aqui.

Conheça também o “blogue” de um soldado integrante de força de paz da ONU, em missão nos Montes Golan, entre Israel e a Síria.

[262]

Entry filed under: Revista da semana.

1934 – UNIÃO NACIONAL CURIOSIDADE


Autor – Contacto

Destaques


Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade
União de Tomar - Recolha de dados históricosSporting de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Setembro 2003
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.