VALE TUDO (?)

10 Setembro, 2003 at 8:33 am 1 comentário

É um princípio filosófico que todas as acções podem ser analisadas como meios para obtenção de um fim, meta ou objectivo.

Quando, no século XVI, Nicolau Maquiavel escreveu o livro .O Príncipe., um .manual de política. susceptível de diferentes interpretações, deu origem a um conjunto de princípios, que apelidamos de .maquiavélicos. e que associamos usualmente à ideia de práticas .astuciosas ou traiçoeiras..

Maquiavel nunca terá chegado a escrever a sua frase mais famosa: .Os fins justificam os meios.; mas ela será o melhor resumo da sua forma de pensar (.um príncipe não deve medir esforços nem hesitar, mesmo que diante da crueldade, se o que estiver em jogo for a integridade nacional e o bem do seu povo.).

Porém, com aquela máxima, Maquiavel não quereria significar que qualquer atitude será justificável em função do objectivo; mas antes, que os fins determinam os meios; em função de um objectivo, serão traçados planos / etapas para os atingir.

Nos dias de hoje, os estímulos ao consumo e à competição (numa sociedade que, teoricamente, se fundamenta na .meritocracia.) levam a uma busca desenfreada de dinheiro, fama, poder e posição social.

No desporto, como na (competição da) vida, numa interpretação extensiva da referida máxima, os fins parecem justificar (todos) os meios.

A .pureza. do fair-play do futebol criado pelos ingleses .já lá vai. há quase dois séculos, mas, ainda assim, será possível ter a mesma satisfação/realização com uma vitória com recurso a artifícios .ilegais. (um golo com o braço) . mesmo que se reconheça que terá resultado de um .impulso momentâneo., de uma grande .vontade. ou anseio de ganhar, da .pressão. do cronómetro a aproximar-se do final . que com a que decorreria de uma vitória .justa.? Não ficará sempre aquele .pequeno nó na garganta., aquela .espinha cravada.? E se fosse .ao contrário.? O que iríamos dizer?

A finalizar, ainda mais uma pergunta (não inocente): será apenas por .brincadeira. que alguns .blogues. incluem .entradas. do tipo .neste blogue, não se fala deste e daqueloutro assunto.. (sendo o .assunto. os temas .sensacionalistas. ou com palavras-chave mais apelativas às buscas .googlianas.), ou .neste blogue, não encontrará fotos de.. ?

[244]

Entry filed under: Sociedade.

1930 – BURLA DO SÉCULO “MENSAGEM” – FERNANDO PESSOA (III)

1 Comentário

  • 1. RS's avatar RS  |  22 Novembro, 2003 às 10:52 am

    O golo até foi com a mão, mas se o outro inglês nao o puxasse para baixo, o Helder marcava de cabeça…
    RS | Email | Homepage | 09.10.03 – 2:20 pm | #


Autor – Contacto

Destaques


Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade
União de Tomar - Recolha de dados históricosSporting de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Setembro 2003
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.