AS RELIGIÕES NO MUNDO (II)

7 Setembro, 2003 at 9:17 am 2 comentários

4. .Crentes.:
– Judaísmo . 14 milhões (concentram-se sobretudo em Israel e nos EUA, mas também na Europa e na Rússia).
– Hinduísmo . 733 milhões (concentram-se no subcontinente indiano).
– Budismo . 320 milhões (concentram-se na Ásia oriental, mas em franco crescimento na Europa e nos EUA).
– Cristianismo . 1 800 milhões (55 % católicos; 35 % protestantes; 10 % ortodoxos), espalhados por todos os continentes.
– Islamismo . 980 milhões (83 % sunitas e 17 % xiitas), repartem-se pela África, Ásia e, crescentemente, pela Europa.

5. .Princípios.:

– Judaísmo . Deus é único, eterno e abstracto; o Seu povo é o povo judeu e, no final dos tempos, o Messias libertá-lo-á da opressão; existe vida para além da morte, com uma recompensa para os justos e um castigo para os pecadores.

– Hinduísmo . Existem muitos deuses, como Brahma, Vishnu e Shiva, mas uma só realidade subjacente; as pessoas que levem vida justa reencarnarão numa forma de vida superior; os maus reencarnarão numa forma de vida inferior.

– Budismo . A vida é uma sequência de nascimento, morte e reencarnação [“Renascimento“, segundo o comentário de um leitor atento]; a plenitude atinge-se com bons pensamentos e boas acções; o sábio deve libertar-se dos desejos e das paixões, que só produzem sofrimento.

– Cristianismo . Deus é único, eterno e abstracto; Jesus Cristo é o Seu filho, e fez-se homem para redimir a humanidade; existe uma vida para além da morte e, depois do juízo final, justos e pecadores, serão separados para a eternidade.

– Islamismo . Só há um Deus e Maomé é o seu único profeta; é necessário rezar na direcção de Meca, praticar a caridade, jejuar no mês do Ramadão e peregrinar uma vez na vida à cidade santa de Meca.

Fonte: “Notícias do Milénio”

[233]

Entry filed under: Sociedade.

1928 – PENICILINA REVISTA(s) DA SEMANA

2 comentários

  • 1. Jose Ricardo's avatar Jose Ricardo  |  20 Novembro, 2003 às 1:59 pm

    Sou cristão. Porém, tenho efetuado há alguns atrás, sérios estudos sobre o budismo e percebi em suas escrituras que o que o Budismo sustenta – ao menos segundo seus grandes mestres (Nagarjuna, Saraha, Shantideva, etc) é o RENASCIMENTO, não a reencarnação.
    Na cosmovisão budista o Universo é interpretado como uma “Câmara de compensação”. Este espaço é paracomentários simples, não entrarei co maiores digressões acerca de metafísica orienta. Entretanto, à época que debrucei-me sobre tais estudos, constatar nas escrituras do budismo indiano que elas se reportam à idéia de renascimento surpeendeu-me e alegrou-me. A idéia de reencarnação é anti-metafísica (e anti-espiritual).
    Jose Ricardo | Email | Homepage | 09.07.03 – 11:29 am | #

  • 2. Carlos Augusto's avatar Carlos Augusto  |  29 Abril, 2004 às 1:05 am

    Gostaria de Saber, quais as nações que não foram alcançadas pelo cristianismo, por favor


Autor – Contacto

Destaques


Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade
União de Tomar - Recolha de dados históricosSporting de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Setembro 2003
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.