AS RELIGIÕES NO MUNDO (II)
7 Setembro, 2003 at 9:17 am 2 comentários
4. .Crentes.:
– Judaísmo . 14 milhões (concentram-se sobretudo em Israel e nos EUA, mas também na Europa e na Rússia).
– Hinduísmo . 733 milhões (concentram-se no subcontinente indiano).
– Budismo . 320 milhões (concentram-se na Ásia oriental, mas em franco crescimento na Europa e nos EUA).
– Cristianismo . 1 800 milhões (55 % católicos; 35 % protestantes; 10 % ortodoxos), espalhados por todos os continentes.
– Islamismo . 980 milhões (83 % sunitas e 17 % xiitas), repartem-se pela África, Ásia e, crescentemente, pela Europa.
5. .Princípios.:
– Judaísmo . Deus é único, eterno e abstracto; o Seu povo é o povo judeu e, no final dos tempos, o Messias libertá-lo-á da opressão; existe vida para além da morte, com uma recompensa para os justos e um castigo para os pecadores.
– Hinduísmo . Existem muitos deuses, como Brahma, Vishnu e Shiva, mas uma só realidade subjacente; as pessoas que levem vida justa reencarnarão numa forma de vida superior; os maus reencarnarão numa forma de vida inferior.
– Budismo . A vida é uma sequência de nascimento, morte e reencarnação [“Renascimento“, segundo o comentário de um leitor atento]; a plenitude atinge-se com bons pensamentos e boas acções; o sábio deve libertar-se dos desejos e das paixões, que só produzem sofrimento.
– Cristianismo . Deus é único, eterno e abstracto; Jesus Cristo é o Seu filho, e fez-se homem para redimir a humanidade; existe uma vida para além da morte e, depois do juízo final, justos e pecadores, serão separados para a eternidade.
– Islamismo . Só há um Deus e Maomé é o seu único profeta; é necessário rezar na direcção de Meca, praticar a caridade, jejuar no mês do Ramadão e peregrinar uma vez na vida à cidade santa de Meca.
Fonte: “Notícias do Milénio”
[233]
Entry filed under: Sociedade.




1.
Jose Ricardo | 20 Novembro, 2003 às 1:59 pm
Sou cristão. Porém, tenho efetuado há alguns atrás, sérios estudos sobre o budismo e percebi em suas escrituras que o que o Budismo sustenta – ao menos segundo seus grandes mestres (Nagarjuna, Saraha, Shantideva, etc) é o RENASCIMENTO, não a reencarnação.
Na cosmovisão budista o Universo é interpretado como uma “Câmara de compensação”. Este espaço é paracomentários simples, não entrarei co maiores digressões acerca de metafísica orienta. Entretanto, à época que debrucei-me sobre tais estudos, constatar nas escrituras do budismo indiano que elas se reportam à idéia de renascimento surpeendeu-me e alegrou-me. A idéia de reencarnação é anti-metafísica (e anti-espiritual).
Jose Ricardo | Email | Homepage | 09.07.03 – 11:29 am | #
2.
Carlos Augusto | 29 Abril, 2004 às 1:05 am
Gostaria de Saber, quais as nações que não foram alcançadas pelo cristianismo, por favor