O ISLÃO E A DEMOCRACIA

5 Setembro, 2003 at 8:02 pm

Um estudo desenvolvido a nível mundial . Views of a Changing World, pelo Centro de Pesquisa Pew (grupo independente que estuda as atitudes face à política e aos .media., actualmente dirigido por Madeleine Allbright) . conclui que a maioria dos muçulmanos gostaria de beneficiar da democracia, paralelamente a um reforço da componente religiosa nos respectivos governos.

O .anseio. de um regime democrático parece mesmo ser maior nos países islâmicos que em África, Europa de Leste e América Latina.

Curiosamente (ou talvez não.), para os muçulmanos, a possibilidade de criticar o governo é o aspecto mais apelativo das democracias ocidentais, seguindo-se a possibilidade de realização de eleições pluripartidárias.

Por outro lado, uma percentagem importante da população dos países muçulmanos considera existir uma falta de direitos políticos e liberdades cívicas (apesar de o mesmo sentimento ser compartilhado noutras latitudes, por exemplo, na Argentina).

Em conclusão, pensam que a democracia não será incompatível com os valores do Islão.

[226]

Entry filed under: Internacional.

“OS CAMINHOS DA DESCENDÊNCIA DE ABRAÃO” (V) O "BIG BROTHER" ACABOU!


Autor – Contacto

Destaques


Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade
União de Tomar - Recolha de dados históricosSporting de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Setembro 2003
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.