Archive for 5 Setembro, 2003

O "BIG BROTHER" ACABOU!

A partir de uma base de dezenas de milhar de candidatos (!?) e apoiada numa equipa de especialistas (integrando psicólogos), uma “Produção” apostada em conseguir a melhor “receita televisiva” para tentar recolocar a TVI na liderança das audiências (visando “estremecer” de tal modo o panorama televisivo, ao ponto de que tal tornasse possível alcançar o efeito “bombástico” da primeira edição, que levou a estação da última à primeira posição do ranking) procedeu a uma selecção de concorrentes que – basta ver 5 minutos de “emissão” – traduz uma “escolha a dedo”… (um grupo que proporcionasse um rápido e fácil “intercâmbio” entre os jovens “eles” e as jovens “elas”).

E, obviamente, ao quarto dia, já são visíveis os efeitos!

Mas, “isto” já não é o “Big Brother”; não tem rigorosamente nada a ver com a “genuidade” da primeira edição, que independentemente de todas as polémicas, não deixou de ser um “exercício sociológico de interesse”, quanto mais não seja pelo facto de se tratar de uma “experiência nova” … O “Big Brother” acabou!

É portanto melhor mudar rapidamente o nome ao programa, para que não se continue a “enganar” os incautos.

Chamem-se os “bois pelos nomes” (sem pretender ser “moralista” ou “puritanista”): “isto” é (e provavelmente será cada vez mais…) um programa que se aproxima a passos largos da pornografia!

P.S. Para “desanuviar”, aproveite para visitar o “blogue” mais extraordinário que conheço, escrito exclusivamente com palavras compostas por apenas 3 letras.

[227]

5 Setembro, 2003 at 10:44 pm 1 comentário

O ISLÃO E A DEMOCRACIA

Um estudo desenvolvido a nível mundial . Views of a Changing World, pelo Centro de Pesquisa Pew (grupo independente que estuda as atitudes face à política e aos .media., actualmente dirigido por Madeleine Allbright) . conclui que a maioria dos muçulmanos gostaria de beneficiar da democracia, paralelamente a um reforço da componente religiosa nos respectivos governos.

O .anseio. de um regime democrático parece mesmo ser maior nos países islâmicos que em África, Europa de Leste e América Latina.

Curiosamente (ou talvez não.), para os muçulmanos, a possibilidade de criticar o governo é o aspecto mais apelativo das democracias ocidentais, seguindo-se a possibilidade de realização de eleições pluripartidárias.

Por outro lado, uma percentagem importante da população dos países muçulmanos considera existir uma falta de direitos políticos e liberdades cívicas (apesar de o mesmo sentimento ser compartilhado noutras latitudes, por exemplo, na Argentina).

Em conclusão, pensam que a democracia não será incompatível com os valores do Islão.

[226]

5 Setembro, 2003 at 8:02 pm

“OS CAMINHOS DA DESCENDÊNCIA DE ABRAÃO” (V)

“Todos sabemos que o islamismo é a segunda religião no mundo que tem mais adeptos e que se encontra actualmente com uma dinâmica missionária de grande expansão, sobretudo no continente africano. Por outro lado, é a religião que mais preocupações tem dado à humanidade dos nossos dias com a questão do Irão e do Iraque e com os terrorismos dos fundamentalistas islâmicos, espalhados um pouco por toda a parte, mas especialmente na Argélia. 

Todos estes problemas têm a sua raiz no princípio corânico da sua “revelação directa”. É de desejar que as escolas corânicas saiam deste gueto e apliquem ao Corão um estudo “científico”, à maneira dos judeus e dos cristãos nas suas faculdades e institutos bíblicos, para se poderem distinguir os conteúdos “culturais” e os “não culturais”. 

A história do islamismo, da sua fé, cultura e arte, é demasiado rica e merecedora de toda a nossa gratidão para poder estagnar em fundamentalismos e integralismos teocráticos.” 

“Os caminhos da descendência de Abraão” (Joaquim Carreira das Neves) – “Notícias do Milénio” 

[225]

5 Setembro, 2003 at 1:42 pm

“A DOIS”

Foi ontem apresentado o “novo” canal de televisão “A Dois”, sucessor da RTP2, o qual deverá ser lançado no final de Outubro, contando com a participação de cerca de cinco dezenas de instituições representativas da “sociedade civil”.

A sua principal missão, segundo o futuro director, Manuel Falcão, será “reforçar os princípios de universalidade, defender a língua, cultura e história”, visando responder às necessidades de “jovens, minorias e cidadãos com dificuldade”.

É de “bom tom” portanto, nesta fase, dar o “benefício da dúvida” (ou seja, “ver primeiro, para falar depois”).

P.S. Mais um agradecimento, ao Campo de afectos.

[224]

5 Setembro, 2003 at 8:27 am

1926 – 28 DE MAIO

“O general Gomes da Costa, no dia 28, e o comandante Mendes Cabeçadas, no dia 30, partem respectivamente de Braga e Lisboa, instituindo a ditadura militar. Os novos detentores do poder convidam para as Finanças o prof. António de Oliveira Salazar, que depressa renuncia à pasta, perante os conflitos no bloco político-militar. Cabeçadas será depois demitido e desterrado para Angra do Heroísmo. O general Óscar Fragoso Carmona, nomeado para o substituir, reprime brutalmente uma revolta militar contra a ditadura, no início de 1927.”

“Notícias do Milénio”, publicação dos jornais do “Grupo Lusomundo”, Julho de 1999

[223]

5 Setembro, 2003 at 8:25 am

1926 – TELEVISÃO

“Realiza-se em Londres a primeira demonstração pública. A primeira transmissão a longa distância verifica-se em 1929.”

[222]

5 Setembro, 2003 at 7:45 am

1926 – HIROHITO IMPERADOR

“Com a morte do imperador japonês Yoshihito, sucede-lhe o seu filho Hirohito, que se manterá no trono imperial durante 63 anos. Os seus funerais, em 1989, constituirão uma cerimónia impressionante observada em todo o mundo pela televisão.”

[221]

5 Setembro, 2003 at 7:45 am

"Entrada do dia" (Quinta) – A Esquina do Rio

Sonho

“Continuo a acreditar que em todas as coisas que fazemos tem de existir uma dimensão de sonho, um patamar de desafio, de inconformismo. Sem isto, nunca existe mudança.

O sentido da vida passa por isto, por ajudar a fazer um mundo novo e melhor, por cada um de nós não se demitir da sua responsabilidade, de se empenhar em causas colectivas.

Hoje, a única citação que deixo é de Alexandre O’Neill:

Quem? O Infinito? Diz-lhe que entre. Faz bem ao infinito estar entre a gente.”

5 Setembro, 2003 at 7:44 am


Autor – Contacto

Destaques


Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade
União de Tomar - Recolha de dados históricosSporting de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Setembro 2003
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.