O Pulsar do Campeonato – 29ª Jornada (Distrital)

19 Maio, 2024 at 11:00 am Deixe um comentário

(“O Templário”, 16.05.2024)

Tal como na época passada – então, envolvendo U. Tomar, Amiense e Fazendense – também nesta temporada chegamos à derradeira jornada do Campeonato Distrital da I Divisão com três clubes a lutar ainda pela conquista do título, desta vez: Fátima, Ferreira do Zêzere e Abrantes e Benfica.

Com um “jogo do título”, colocando frente-a-frente o líder, Fátima, e o 3.º classificado, Abrantes e Benfica (separados por três pontos), os cenários são, este ano, mais simples, dado haver apenas nove combinações de resultados possíveis: cinco das quais favorecem as pretensões do Fátima (face a duas para o Ferreira do Zêzere, e uma para o Abrantes e Benfica); subsistindo ainda uma outra combinação – de igualdade pontual a três, no final das 30 jornadas – em que a decisão do Campeão (entre Ferreira do Zêzere e Abrantes) dependeria da diferença de golos no tal embate.

O apuramento no novo Campeão Distrital resume-se aos seguintes desfechos possíveis:

  • Fátima (1.º, com 68 pontos) será Campeão: (a) ganhando em Abrantes; ou (b) empatando, mas, neste caso, só se o Ferreira do Zêzere não vencer o seu desafio;
  • Ferreira do Zêzere (2.º, com 67 pontos) será Campeão: (a) ganhando ao Coruchense, mas apenas desde que o Fátima não vença; ou (b) empatando, desde que o Abrantes e Benfica ganhe ao Fátima, mas não por mais de dois golos de diferença;
  • Abrantes e Benfica (3.º, com 65 pontos) será Campeão: ganhando ao Fátima e (a) desde que o Ferreira do Zêzere seja derrotado pelo Coruchense; ou (b) se o Ferreira do Zêzere empatar, necessitando, nesse caso, ganhar ao Fátima, pelo menos, por três golos à maior.

No outro pólo da tabela, são também três as equipas a procurar alcançar a única vaga de “salvação”, visando a permanência, partindo o At. Ouriense (13.º, com 26 pontos) em vantagem, face a Forense (14.º com 25 pontos) e Moçarriense (15.º, com 24 pontos). Todavia, em caso de empate pontual, o grupo de Ourém perderia no confronto directo com ambos os adversários.

Das 27 combinações possíveis de resultados, nos três desafios que envolvem estes clubes, o At. Ouriense beneficia de quinze delas, face a oito a favorecer o Forense, e quatro para o Moçarriense.

I Divisão Distrital – Somando a sua oitava vitória consecutiva, o Fátima teve, desta vez, uma abordagem algo distinta, na partida com o Samora Correia: o primeiro golo chegou relativamente “tarde” (estavam decorridos 27 minutos) e só à beira do intervalo os fatimenses ampliaram a vantagem. Para, na segunda metade, entrarem a “todo o gás”, com mais três golos (a estabelecer o 5-0) em dez minutos. Com um “poker” do melhor marcador do campeonato, Cristiano Aniceto (totaliza já 27 golos) a contagem só pararia aos 7-0 (um quarto de hora antes do final)!

A dúvida que usualmente se suscita nestas circunstâncias é se poderão vir a fazer falta, na última ronda, os golos agora “esbanjados”. Quanto ao Samora fica a curiosidade de ter sido interveniente em várias goleadas neste campeonato: vitórias por 7-0 em Alcanena, 6-0 nos Foros de Salvaterra e 6-2 no campo do Vasco da Gama; derrotas por 1-6 em Mação, para além deste 0-7.

O perseguidor mais directo, Ferreira do Zêzere, não vacilou, triunfando pela quarta vez na Moçarria, em outras tantas visitas, desde o ano de 2018, por categórico 3-0. Os ferreirenses, com uma missão difícil no último dia, esperam poder tirar partido do confronto entre abrantinos e fatimenses para conquistarem um inédito título, tal como o seria a inerente subida aos Nacionais.

Depois do imprevisto desaire caseiro da semana anterior, ante o Coruchense – que lhe custou a possibilidade de ter a decisão, nas suas mãos, perante o seu público, na derradeira ronda –, o Abrantes e Benfica reagiu da melhor forma, entrando praticamente a ganhar em Torres Novas, onde venceu por 3-1, depois de ter chegado a dispor de vantagem de 3-0 até ao último minuto.

Pela segunda semana seguida o Coruchense desferiu rude golpe nas aspirações dos candidatos ao título: primeiro, com a vitória em Abrantes; agora, tendo batido o Fazendense por tangencial 1-0, o suficiente para afastar a formação das Fazendas, não só de qualquer esperança no título, como, inclusivamente, no 2.º lugar e à almejada qualificação para disputar a Taça de Portugal.

Dos restantes encontros da 29.ª jornada, a nota de maior realce vai para o triunfo, por 2-0, do Amiense, no terreno do Alcanenense, o que proporcionou aos comandados de Marco Marques garantir, desde já, a permanência no principal escalão, podendo, enfim, respirar de alívio.

Para além do Moçarriense, também o Forense foi derrotado, por 1-2, na deslocação ao Cartaxo, não dando a sequência pretendida à notável recuperação empreendida, o que lhe custou ter voltado a cair em zona de despromoção.

E isto porque o At. Ouriense, recebendo o “lanterna vermelha”, Vasco da Gama, não desperdiçou a oportunidade de somar três preciosos pontos, ganhando por 3-1 (marcando só na segunda parte, após os forasteiros terem chegado ao intervalo em vantagem), voltando a transpor a “linha de água”, fugindo aos lugares de descida em que estivera durante quase toda a segunda volta.

Num jogo pouco mais do que para cumprir calendário, o Mação (que, entretanto, se isolou na 6.ª posição) foi vencer a Salvaterra de Magos por 2-1, mantendo-se o Salvaterrense num seguro 11.º lugar, já absolutamente tranquilo.

II Divisão Distrital – Na abertura da segunda volta da fase final o Glória do Ribatejo foi vencer a Marinhais, no “derby”, por 2-0; o mesmo desfecho averbado pelo líder, Águias de Alpiarça, na deslocação ao Pego, frente a uma equipa que soma por derrotas os seis encontros disputados.

Por seu lado, o Tramagal obteve importante triunfo, mercê de um solitário tento, na recepção ao Entroncamento. A disputa pelas três vagas de promoção parece reservada aos quatro primeiros: Águias (16 pontos), com mais três pontos que o Entroncamento AC, seguindo-se, outros três pontos mais abaixo, o Glória do Ribatejo, que mantém um ponto de vantagem face ao Tramagal.

Antevisão – Após um breve interregno, é retomada a fase final do Campeonato de Portugal, com a ronda de abertura da sua segunda metade, cabendo ao U. Santarém receber a visita do V. Setúbal, líder isolado, que conta por vitórias os três jogos até agora disputados. Com margem de erro limitada, os escalabitanos necessitam imperiosamente de pontuar, de preferência, vencendo.

No Distrital, as atenções estarão focadas em duas frentes: na luta pelo título e promoção ao Campeonato de Portugal, nos embates Abrantes e Benfica-Fátima (sendo os fatimenses os únicos a depender de si próprios, “bastando-lhes” vencer) e Ferreira do Zêzere-Coruchense; na disputa pela permanência, no Mação-At. Ouriense, Forense-Alcanenense e Vasco da Gama-Moçarriense.

Na divisão secundária, destaca-se o Águias de Alpiarça-Tramagal, parecendo o Entroncamento AC e o Glória do Ribatejo favoritos a somar os três pontos, recebendo, respectivamente, o Marinhais e o Pego.

(Artigo publicado no jornal “O Templário”, de 16 de Maio de 2024)

Entry filed under: Tomar.

I Liga / I Divisão – Historial de lugares de honra Convocados para o “EURO 2024”

Deixe um comentário

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques


Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade
União de Tomar - Recolha de dados históricosSporting de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Maio 2024
S T Q Q S S D
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.