Alberto Contador vence “Tour de France” pela segunda vez

26 Julho, 2009 at 8:44 pm Deixe o seu comentário

Depois da vitória de 2007 – e de se ter visto impedido de correr a prova em 2008, dada a não admissão da sua equipa, o jovem ciclista espanhol Alberto Contador (de 26 anos) somou hoje a sua segunda vitória no “Tour de France” (em três presenças na competição), alcançada de forma categórica, título que junta aos triunfos obtidos no ano passado no “Giro” de Itália e na “Vuelta” a Espanha, culminando uma época em cujo início de preparação começara por alcançar o primeiro lugar na Volta ao Algarve.

Contador viu surgir este ano um “delfim”, vencedor da prova na categoria de jovens, o luxemburguês Andy Schleck (de 24 anos), mais novo dos irmãos Schleck, com Frank a alcançar também um bom 5º lugar.

Uma palavra também para a excelente prova de Lance Armstrong – hepta-vencedor da competição, de 1999 a 2005 -, garantindo (prestes a completar 38 anos) um lugar no pódio em Paris, após três anos de “sabática”, sem competir, prometendo insistir no próximo ano.

A vitória de Contador decidiu-se essencialmente nos contra-relógios (em que ganhou 3.07 minutos a Andy Schleck: 42 segundos na 1ª etapa, no Mónaco; 40 segundos no contra-relógio por equipas de Montpellier; e 1.45m na 18ª etapa, em Annecy). Nas etapas de montanha, o espanhol apenas superou Schleck nas etapas com final em Andorra (21 segundos) e em Verbier (43 segundos), ou seja, um ganho total de 1.04 minutos.

Já em relação a Armstrong, ganhou 1.52 minutos em contra-relógios (22 segundos no Mónaco e 1.30m em Annecy), tendo conquistado mais tempo nas etapas de montanha (um total de 4.17 minutos: 21 segundos em Andorra; 1.35m em Verbier; 2.18m no Grand Bornand; e 3 segundos no Mont Ventoux). O estado-unidense tinha, por outro lado, ganho 41 segundos na 3ª etapa, e 4 segundos na 19ª etapa.

Apesar de se apresentar bastante dividida – com 2 “chefes-de-fila” e com as polémicas entre eles surgidas, com Contador a sentir-se na obrigação de demonstrar que é de facto o melhor ciclista da actualidade, enquanto Armstrong esperava poder retomar o seu reinado, neste regresso ao mais alto nível – a Astana conseguiria atingir os objectivos, com a vitória na prova, para além do 3º lugar de Armstrong e do 6º de Kloden… que talvez pudesse ter ficado uns furos acima na classificação não fora as imposições tácticas de apoio aos “chefes-de-fila”.

A grande surpresa da prova seria o britânico Bradley Wiggins, especialista em provas de pista, que mostrou uma extraordinária evolução, subindo as montanhas dos Pirinéus e dos Alpes entre os melhores.

Pela negativa, referência para o sofrível desempenho do vencedor do ano anterior, o espanhol Carlos Sastre, agora a quedar-se por um cinzento 17º lugar, a mais de 26 minutos do primeiro.

Sérgio Paulinho, tendo como principal missão apoiar os seus chefes-de-fila na Astana, conclui a prova num razoável 35º lugar, a precisamente 54 minutos de Contador.

1. Alberto Contador (Espanha) – Astana – 85h 48′ 35″
2. Andy Schleck (Luxemburgo) – Saxo Bank – a 04′ 11″
3. Lance Armstrong (EUA) – Astana – a 05′ 24″
4. Bradley Wiggins (Grã-Bretanha) – Garmin – a 06′ 01″
5. Frank Schleck (Luxemburgo) – Saxo Bank – a 06′ 04″
6. Andréas Kloden (Alemanha) – Astana – a 06′ 42″
7. Vincenzo Nibali (Itália) – Liquigas – a 07′ 35″
8. Christian Vande Velde (EUA) – Garmin – a 12′ 04″
9. Roman Kreuziger (R. Checa) – Liquigas – a 14′ 16″
10. Christophe Le Mevel (França) – Française des Jeux – a 14′ 25″

35. Sérgio Paulinho (Portugal) – Astana – a 54′ 00″

P. S. Obrigatoriamente a ver as fotos do “Tour” no “The Big Picture“, do Boston Globe.

About these ads

Entry filed under: Desporto. Tags: .

10 anos do Pavilhão do Conhecimento Rumo à Antárctida

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Julho 2009
S T Q Q S S D
« Jun   Ago »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Eleições EUA 2008

Twitter

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: