Posts filed under ‘Media e Comunicação’

TSF – RÁDIO

A TSF é “demasiado importante” neste (e para este) país para que se possa imaginar que deixasse de ser o que foi ao longo de todos estes anos. Para passar a ser o quê (?).

[158]

19 Agosto, 2003 at 5:55 pm

“CONTEÚDOS DE CIDADANIA NA INTERNET”

A propósito do tema já aqui abordado do .arquivo da Internet., a Fundação Mário Soares vem desenvolvendo processo de digitalização integral do .Diário de Lisboa. (publicado entre 1921 e 1990), visando possibilitar a consulta pública em suporte electrónico, iniciativa inserida no projecto .Conteúdos de Cidadania na Internet. (que permitiu já colocar .online. colecções de fotografias de Amílcar Cabral e dissertações académicas sobre História Contemporânea); nesta primeira fase, deverão ficar acessíveis à consulta os números desde a fundação do jornal até à II Guerra Mundial.

[151]

18 Agosto, 2003 at 5:52 pm

“REALITY SHOW”

As televisões encontraram um novo filão nas “histórias” dos incêndios.

E, claro, “agarraram-se” a elas. Banalizando-as, tornando-as mais um “reality show”.

Gente em desespero absoluto, em completo descontrolo, atravessa os vários “jornais da noite”.

Ora, não é através da banalização, da repetição sistemática, da “exploração” das emoções que se vai resolver qualquer problema.

A informação deveria ser objectiva, precisa e concisa.

Assim, estamos a transformar isto em mais um “espectáculo”, como se de um filme (algo de irreal ou ficcional) se tratasse – como se fosse uma coisa longínqua, que só a outros diz respeito.

Não é assim que os portugueses vão adquirir consciência das reais implicações desta tragédia.

É que isto é mesmo real. E desesperante.

Mas só pode aperceber-se do seu impacto real quem está a viver, dia a dia, na angústia, no pânico de ela lhe “tocar à porta”.

P. S. Na fria linguagem dos números, que não deixa de ser “eloquente”, foram mais de 40 minutos na RTP1; mais de 50 minutos na SIC; mais de 1 hora (!) na TVI; honra lhe seja feita, apenas 20 minutos na SIC NOTÍCIAS, com a cobertura mais sóbria, mais serena, mas simultaneamente mais profunda, sem apostar na “superficialidade” do dramatismo das imagens.

[129]

4 Agosto, 2003 at 8:20 pm

TSF

Nós precisamos de continuar a OUVIR estas duas grandes vozes da rádio: CARLOS ANDRADE e FERNANDO ALVES!

[81]

24 Julho, 2003 at 8:12 am 1 comentário

AS VOZES DA RÁDIO

Sempre exerceu sobre mim grande fascínio tentar “adivinhar” como será o rosto das “vozes da rádio”.

Aquelas vozes que nos são familiares, que nos habituámos a ouvir diariamente, com um estilo próprio e característico, marcantes como se de uma “impressão digital” se tratasse, que nos permitem com facilidade uma perfeita identificação da pessoa, mantendo-se contudo o mistério sobre a sua figura, a sua aparência, o seu aspecto.

Tentar imaginar qual a pessoa que corresponderá à voz: mais ou menos idosa, mais ou menos alta, mais ou menos magra… com ou sem óculos – talvez com um início de “entradas capilares”?

E depois, quando, para além da voz, também a figura ganha notoriedade (por via desse grande “mecanismo” chamado televisão), não será esse “feitiço” quebrado?

Não será essa uma das “magias” da rádio: a “construção” / idealização que proporciona, no imaginário individual (por parte de cada um de nós, ouvintes), de uma “imagem” para aquela voz que nos encanta?

[67]

21 Julho, 2003 at 8:56 am

DESCOBRI

Ana Sousa Dias está, agora, a passar na RTPI!

[30]

10 Julho, 2003 at 7:41 am

ORIENTE (ou SERVIÇO PÚBLICO II)

Quando, há dias, referi o excelente programa de entrevistas de Ana Sousa Dias, como exemplo de serviço público de televisão, obviamente tal não é exclusivo da RTP2.

Merece portanto ser também destacado o papel que, em termos gerais, a SIC Notícias vem desempenhando desde a sua criação (uma “lufada de ar fresco” na televisão portuguesa).

Em concreto, no caso, pretendo realçar o programa “ORIENTE”, com Bárbara Guimarães, sempre com uma criteriosa selecção de (interessantes) convidados (que, por sua vez, “convidam” os seus amigos para falar também sobre si, permitindo um conhecimento do “outro lado” das suas personalidades . a parte que não é do domínio público). Vale a pena!

Noutra área, nas ondas hertzianas da rádio, também uma especial referência para o “Pessoal … e Transmissível”: entrevistas de grande qualidade, por Carlos Vaz Marques, na TSF, depois das 19h … também já em livro, relativamente ao ano de 2002. Vejam também o Outro, eu

[23]

7 Julho, 2003 at 7:58 pm

SERVIÇO PÚBLICO

Já andava a pensar nisto há alguns dias – mas estava à espera de encontrar na programação o dito programa (e não o vejo – será que “desapareceu”?).

Quando tanto se fala de serviço público de televisão, discutindo-se qual o modelo a adoptar (parece não haver muitas certezas sobre o assunto…), queria chamar a atenção para um magnífico programa, que vinha passando (?) na RTP2 (o tal canal com futuro indefinido): entrevistas de Ana Sousa Dias; sóbrias, intimistas, sem pretender tirar o protagonismo a quem o tem (que são os entrevistados), revelando um conhecimento profundo de cada um dos convidados, enfim, excelentes momentos de televisão.

A propósito de televisão, uma outra nota: em sucessivas sessões de zapping, para além dos clássicos Odisseia, National Geographic, História e People & Arts, acabo por me deter sempre no M6 (é verdade, é francês…) – mas experimentem ver o “Capital” ou o “Zone Interdite” (mais ou menos à hora a que os telejornais nacionais entram no seu 2º terço, ou seja, por volta das 20h30).

[13]

3 Julho, 2003 at 8:00 pm

Newer Posts


Autor – Contacto

Destaques


Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade
União de Tomar - Recolha de dados históricosSporting de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Junho 2026
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.