Jogos Olímpicos 2016 – Rio de Janeiro

22 Agosto, 2016 at 6:21 pm Deixe um comentário

Terminaram os Jogos Olímpicos de 2016, realizados no Brasil, tendo por sede o Rio de Janeiro, culminando a XXXI Olimpíada, com o seguinte quadro de medalhas:

(clicar na imagem para consultar a tabela completa)

Portugal, conquistando apenas uma medalha de bronze – após a medalha de prata obtida em Londres, na canoagem -, a 24.ª do seu historial (somando agora um pecúlio de 4 medalhas de ouro, 8 de prata e 12 de bronze), posicionou-se no grupo dos 78.º classificados (10 países, com igual resultado, entre os quais, por exemplo, a Áustria e a Finlândia), num total de 87 países medalhados, assim mantendo a média de uma medalha por Olimpíada, desde a estreia, há 104 anos, em Estocolmo.

Telma Monteiro(imagem via Sapo Desporto / Lusa)

Nesta edição, para além da medalha de bronze conquistada pela judoca Telma Monteiro, destaque ainda para os seguintes dez “Diplomas Olímpicos” (classificações até ao 8.º lugar) – face a nove, obtidos em 2012 -, com a particularidade de se registarem em diversas disciplinas técnicas:

  • Emanuel Silva / João Ribeiro – 4.º lugar na Canoagem – K2 1.000m
  • João Pereira – 5.º lugar no Triatlo
  • Fernando Pimenta – 5.º lugar na Canoagem – K1 1.000m
  • Marcos Freitas – 5.º lugar no Ténis de Mesa (1/4 de final)
  • Selecção Olímpica de Portugal – 5.º lugar no Futebol (1/4 de final)
  • Nélson Évora – 6.º lugar no Atletismo – Triplo-salto
  • Patrícia Mamona – 6.º lugar no Atletismo – Triplo-salto
  • Ana Cabecinha – 6.º lugar no Atletismo – 20 km Marcha
  • David Fernandes / Emanuel Silva / Fernando Pimenta / João Ribeiro – 6.º lugar na Canoagem – K4 1.000m
  • Nélson Oliveira – 7.º lugar em Ciclismo – Contra-relógio

Numa classificação por pontos, a equipa portuguesa obteve a sua segunda melhor pontuação de sempre (41 pontos), apenas superada (44 pontos) em 2004, em Atenas.

Para além das anteriores, referência ainda ao 9.º lugar de Rui Bragança (Taekwondo) e de Luciana Diniz (Hipismo – Salto de obstáculos) e ao 10.º posto de Sergiu Oleinic e Joana Ramos (ambos no Judo), Susana Costa (Triplo-salto) e Rui Costa (Ciclismo – prova de Estrada).

A nível global, as grandes figuras destes Jogos Olímpicos foram – tal como há quatro anos, em Londres, e há oito anos em Pequim – Michael Phelps (EUA – conquistando mais 5 medalhas de ouro e 1 de prata, elevando para 28 o record de medalhas olímpicas conquistadas por um atleta, das quais 23 medalhas de ouro) e Usain Bolt (Jamaica – repetindo os triunfos nos 100 e 200 metros, assim como na prova de estafetas 4×100 metros, alcançando portanto uma tripla “tripla”).

Destaque ainda para os fantásticos records mundiais obtidos no atletismo, pelo sul-africano Wayde Van Niekerk (43.03 segundos, nos 400 metros, superando a marca de 43.18 segundos obtida por Michael Johnson há já 17 anos) e pela etíope Almaz Ayana (29:17.45 nos 10.000 metros femininos, melhorando a marca de 29:31.78, da chinesa Wang Junxia, este um registo já com 23 anos).

Tal como há quatro anos, referência ainda para o britânico Mo Farah (nascido na Somália), bisando o título de duplo campeão olímpico, nos 5.000 e nos 10.000 metros. Por seu lado, a estado-unidense Simon Biles, com 4 medalhas de ouro e 1 de bronze consagrou-se como a melhor ginasta da competição.

A ler: «O Balanço Possível de Portugal nos Jogos Olímpicos», por Rui Pedro Silva.

Entry filed under: Jogos Olímpicos.

Benfica / FC Porto / Sporting – Títulos Liga dos Campeões – 2016-17 – Sorteio da Fase de Grupos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

Benfica - Quadro global de resultados - Printscreen Tableau
Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Agosto 2016
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers gostam disto: