O Pulsar do Campeonato – 13.ª jornada (act.)

3 Janeiro, 2016 at 11:00 am Deixe um comentário

Pulsar - 13jornada - act

(“O Templário”, 30.12.2015)

Após a disputa dos (quatro) jogos de acerto de calendário, que se encontravam em atraso da 12.ª jornada, está assim concluída a primeira volta do Campeonato Distrital da I Divisão, com o União de Tomar a reforçar a 3.ª posição, agora já com uma vantagem de quatro pontos face ao seu mais directo perseguidor, U. Almeirim, mantendo-se a nove pontos do Cartaxo, que, tendo vencido também o seu jogo, conserva a distância de três pontos para o líder, na antecâmara de um empolgante duelo, agendado para a próxima ronda.

Destaque – O destaque desta “semi-jornada” foi o triunfo do União de Tomar frente ao Riachense, por 1-0, mercê de um tento apontado por Fábio Vieira, numa exibição concentrada e personalizada, de grande carácter e pragmatismo do grupo nabantino.

Uma proeza tanto mais de sublinhar se recordarmos que há mais de 50 anos os unionistas não conseguiam vencer em Riachos, quando, na temporada de 1964-65 (a 13 de Dezembro de 1964), aí haviam obtido a sua única vitória em terreno alheio perante este opositor (nessa ocasião por 3-0), então rumo à conquista do título de Campeão Distrital, que conduziria subsequentemente também ao título de Campeão Nacional da III Divisão, na mesma época, e consequente promoção à II Divisão Nacional.

De facto, em 17 deslocações a Riachos (em desafios a contar para os campeonatos da III Divisão Nacional e da I Divisão Distrital, e, também, para a Taça do Ribatejo), este foi apenas o segundo êxito dos tomarenses, que aí tinham sido batidos nas suas últimas oito visitas anteriores, desde o ano de 2000 até à data. Numa excelente fase, o União de Tomar somou o sexto triunfo consecutivo (quatro para o Campeonato e dois para a Taça do Ribatejo), detendo actualmente a melhor série em curso de todos os concorrentes. Ao invés, o Riachense regista o terceiro desaire sucessivo, tendo caído na pauta classificativa para um modesto 9.º lugar.

Surpresa – Regista-se, desta feita, uma “meia surpresa”, com o empate averbado pelo Rio Maior – que, curiosamente, acabara de ser surpreendido no seu terreno, no jogo imediatamente precedente, pelo Moçarriense – em Mação (2-2), equipa que, assim, acumula um ciclo de cinco igualdades, apenas intercalado pela vitória obtida em Ourém na última jornada da primeira volta. Ambos os clubes, Mação e Rio Maior integram agora um trio, conjuntamente com o Torres Novas, entre o 6.º e o 8.º posto, todos já a seis pontos do 3.º classificado.

Confirmações – Acabaram por ter resultados de alguma forma de acordo com a lógica as restantes duas partidas. Após a série de sete triunfos consecutivos, e superado o desaire da partida anterior, em Fazendas de Almeirim, o Cartaxo recebeu e bateu o U. Almeirim (2-0), com os almeirinenses a ver quebrada uma excelente série de seis encontros sem derrota no campeonato, que, conjugada com a solidez que têm evidenciado no seu reduto, lhes confere nesta altura, com metade da prova disputada, um inesperado 4.º lugar na tabela.

Por seu lado, o Torres Novas conseguiu também, finalmente, “quebrar o enguiço” (cinco derrotas sucessivas no campeonato), ganhando na recepção ao Fazendense (3-1), com este, depois do “brilharete” do encontro anterior, a regressar à irregularidade com que tem sido pautado o seu desempenho na competição, nesta altura com um decepcionante (e algo preocupante) 10.º posto, apenas três pontos acima do trio da cauda da classificação (At. Ouriense, U. Abrantina e Amiense), e com um único ponto de vantagem face ao Moçarriense.

Por fim, neste momento de viragem para a segunda volta da competição é de anotar ainda mais uma campanha positiva dos Empregados do Comércio, na 5.ª posição, a cinco pontos do União de Tomar.

Antevisão – No próximo fim-de-semana, com a entrada do novo ano, retomam o seu curso regular as diversas competições, depois da quadra natalícia.

Na I Divisão Distrital, logo na ronda inaugural da segunda volta, há um desafio de sensação, com o líder Fátima a receber o 2.º classificado, Cartaxo, num confronto que poderá vir a assumir contornos determinantes, em especial em caso de triunfo dos fatimenses, que, nesse cenário, descolariam do perseguidor, cavando um fosso de seis pontos… veremos se o Cartaxo estará “pelos ajustes”… Mas há outros encontros de interesse, como o U. Tomar-Mação, com os unionistas a procurar preservar a sua magnífica série de vitórias. Ou o que, noutras circunstâncias, seria um jogo de grande cartel, entre Empregados do Comércio e Riachense, na situação actual, em qualquer caso, uma importante disputa pelos pontos e por uma progressão na tabela classificativa. E, ainda, mais um aliciante “derby”, entre Fazendense e U. Almeirim, com o conjunto das Fazendas a pretender a desforra dos dois desaires já averbados nesta época no terreno do rival (no Campeonato e na Taça do Ribatejo).

Na II Divisão Distrital, a Norte, o principal encontro da ronda será o U. Santarém-Pego, mas poderá ser também de interesse o Atalaiense-Assentis. A Sul, o destaque vai para o Barrosense-Samora Correia.

No Campeonato de Portugal, a aproximar-se da sua etapa decisiva nesta primeira fase (atingindo-se já a 15.ª de 18 jornadas), o Alcanenense recebe o Sertanense, em jogo que, em caso de vitória, poderá proporcionar ao grupo de Alcanena a tranquilidade necessária para que a segunda fase decorra de forma bem positiva, sem especiais preocupações no que concerne à manutenção no Nacional. Por seu lado, o Coruchense, tendo a visita do Loures, enfrentará porventura dificuldade acrescida, esperando-se, em qualquer caso, um desfecho animador para as cores da turma do Sorraia.

(Artigo publicado no jornal “O Templário”, de 30 de Dezembro de 2015)

Anúncios

Entry filed under: Tomar.

O Pulsar do Campeonato – 13.ª jornada Ponto Media – “Ponto final”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Janeiro 2016
S T Q Q S S D
« Dez   Fev »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Eleições EUA 2008

Twitter

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: