Dia Mundial da Síndrome de Sjögren
23 Julho, 2013 at 11:14 am 1 comentário
23 de Julho é o dia mundial da Síndrome de Sjögren, doença crónica auto-imune do foro reumatológico pouco conhecida, mas com um impacto na sociedade que se estima próximo do que tem o Lúpus ou a Artrite Reumatóide.
Esta síndrome deve o seu nome ao oftalmologista sueco Henrijk Sjögren que pela primeira vez a identificou, em 1933. Atinge maioritariamente as mulheres e caracteriza-se pela secura das mucosas, devido ao ataque das células do sistema imunitário às glândulas exócrinas, que faz com que estas não funcionem normalmente.
Na maioria dos casos, os principais sintomas são fadiga extrema, boca, olhos e pele secos, dores musculares e articulares. No entanto, a sintomatologia varia muito de pessoa para pessoa. Por isso, e porque os sintomas são partilhados com outras doenças, a Síndrome de Sjögren tem um diagnóstico difícil, que pode demorar vários anos.
Não sendo controlada por medicação, a doença vai evoluindo por todo o corpo, provocando danos normalmente irreversíveis, o que se traduz numa diminuição da qualidade de vida, podendo acarretar mesmo incapacidade para as tarefas do quotidiano e o exercício de uma profissão.
Em Portugal foi criado, no final de 2011, o primeiro grupo organizado de doentes com Síndrome de Sjögren, dependente da Liga Portuguesa Contra as Doenças Reumáticas. O Núcleo de Sjögren pretende apoiar quem sofre desta doença, partilhar experiências, assim como sensibilizar a população em geral e os próprios profissionais de saúde para esta doença.
Mais informações sobre a Síndrome de Sjögren e este Núcleo podem encontrar-se no sítio web da Liga Portuguesa contra as Doenças Reumáticas e na página de Facebook do Núcleo. Podem também ver uma entrevista, dada pela Cristina Carvalho, membro do Núcleo, aqui.
Entry filed under: Sociedade.
1 Comentário Add your own
Deixe uma Resposta
Trackback this post | Subscribe to the comments via RSS Feed
1.
Rosário Morujão | 23 Julho, 2013 às 1:38 pm
Obrigada pela divulgação, Leonel 🙂