Archive for 30 Julho, 2011
“Achegas à construção do Pensamento Jornalístico Português”
Num país onde o estudo universitário do jornalismo foi desprezado até 1979, foram os jornalistas, mais do que os académicos, a contribuir para a construção do Pensamento Jornalístico Português. Fizeram-no pela sua participação no espaço público através de vários meios, entre os quais as publicações de jornalistas destinadas, principalmente, a outros jornalistas, como o Boletim da Associação de Jornalistas e Escritores Portugueses, de 1884, o Boletim do Sindicato dos Profissionais da Imprensa de Lisboa (1926–1927), o Boletim do Sindicato Nacional de Jornalistas (1941–1945), o boletim Jornalismo da mesma estrutura sindical (1967–1971) e a Gazeta Literária (1952–1971), órgão da Associação de Jornalistas e Homens de Letras do Porto. Nesta obra, que complementa os livros sobre O Pensamento Jornalístico Português já editados pelo LabCom, procuram resgatar-se esses contributos e identificar quais os temas estruturantes da reflexão que se fez sobre jornalismo em Portugal até 1974, tal como foram expressos nas publicações atrás referidas e ainda na primeira revista académica que publicou, em Portugal, artigos sobre jornalismo – a Informação, Cultura Popular e Turismo.
(obra de Jorge Pedro Sousa (Coord.), Eduardo Zilles Borba, Liliana Mesquita Machado, Nair Silva e Patrícia Teixeira – disponível para download aqui)
Mundial 2014 – Sorteio da Fase de Qualificação
Realizou-se hoje, no Rio de Janeiro, no Brasil, o sorteio da Fase de Qualificação para o Mundial 2014 de Futebol. É a seguinte a constituição dos Grupos da Zona Europeia:
Grupo A Grupo B Grupo C Croácia Itália Alemanha Sérvia Dinamarca Suécia Bélgica R. Checa Irlanda Escócia Bulgária Áustria Macedónia Arménia Ilhas Faroé País Gales Malta Cazaquistão Grupo D Grupo E Grupo F Holanda Noruega Portugal Turquia Eslovénia Rússia Hungria Suíça Israel Roménia Albânia I. Norte Estónia Chipre Azerbaijão Andorra Islândia Luxemburgo Grupo G Grupo H Grupo I Grécia Inglaterra Espanha Eslováquia Montenegro França Bósnia-Herzegovina Ucrânia Bielorússia Lituânia Polónia Geórgia Letónia Moldávia Finlândia Liechtenstein S. Marino
Portugal – beneficiando da sua posição no ranking da FIFA (5º lugar a nível europeu e 7º mundial), o que lhe confere o estatuto de “cabeça-de-série” (juntamente com Espanha, Holanda, Alemanha, Inglaterra, Itália, Croácia, Noruega e Grécia) – vê-se enquadrado num Grupo em que, pese embora a presença da Rússia e de outras selecções que não deixarão de representar dificuldades, terá de se assumir como claro favorito à vitória e ao apuramento directo.
Tendo a Europa direito a 13 selecções na Fase Final do Mundial, das 53 participantes na qualificação, apenas o vencedor de cada um dos 9 Grupos de Qualificação terá acesso directo à referida Fase Final; os 8 melhores segundos classificados de entre os vários Grupos disputarão entre si (em sistema de “play-off”) mais 4 vagas de apuramento.



